Comhecimento dev senso comun e conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No presente trabalho o grupo pretende fazer uma abordagem sobre a deriva dos continentes. Tema este que é de extrema importância para nós como estudantes de geologia focalizados na obtenção e disseminação de conhecimentos concernentes a esta area do saber.
Durante a leitura constatamos que a questão da deriva dos continentes foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener em 1912.Ele propôs esta ideia com base nas formas dos continentes de cada lado do oceano atlântico que pareciam se encaixar.




Objectivos Gerais
- O trabalho tem como objectivo analisar profundamente a questão da deriva continental.

Objectivos Especificos
- Explicar a abordagem de Wegener na deriva dos continentes;
- adquirir conhecimentos solidos concernentes ao tema acima citado e explicara teoria.

Metodologia do trabalho
Para a realização do presente trabalho o grupo recorreu a investigação e avaliação de certos manuais.















Teorias da deriva dos continenntes de Alfred Wegener
A deriva dos continentes foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener. Em 1912, ele propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do OceanoAtlântico, que pareciam se encaixar.
Antes de Wegener, outros cientistas notaram este facto. A idéia da deriva dos continentes surgiu pela primeira vez no final do século XVI, com o holandês Abraham Ortelius que era um cartógrafo em 1596, Thesaurus Geographicus, Ortelius sugeriu que os continentes estivessem unidos no passado. A sua sugestão teve origem apenas na similaridade geométrica das costas actuaisda Europa e África com as costas da América do Norte e do Sul; mesmo para os mapas imperfeitos da época, havia evidências que os continentes encaixavam-se.
Outro geógrafo, Antonio Snider-Pellegrini, utilizou o mesmo método de Ortelius para desenhar o seu mapa com os continentes encaixados em 1858. Má não tendo sido apresentadas nunhumas provas aém da consideração geometrica também foi esquecido.As semelhanças existentes entre os fosseis nos diferentes continentes, e entre as formações geologicas levaram alguns geologos a acreditar que os continentes ja estiveram unidos sob forma de um grande continente que se denominava por Pangéia.
A deriva dos continentes passou a fazer parte da teoria da tectonica global que trata da deriva dos continentes antes de 1950.
Evidências da deriva doscontinentes
Para além da geometria das terras que é notavel no oceano atlântico são apresentadas também as geologicas e as paleontologicas. As estruturas geologicas nos locais de encaixe entre os continentes ha formações de clima frio e nos locais onde a predominância de climas tropicais ou semi-tropicais apresentam muitas semelhanças que foram encontradas em pontos geograficos distantes (Americado Sul, Africa e India e Antartida).
Fósseis também são bastante fortes, tanto vegetais como animais. A flora Glossopteris aparece em quase todas as regiões do hemisfério sul, América do Sul, África, Índia, Austrália e Antartica. Um réptil terrestre extinto do Triássico, o Cinognatus, aparece na América do Sul e na África e o Lystrosaurus, existe na África, Índia e Antártica. O mesmo acontece comoutros répteis de água doce que, evidentemente, não poderiam ter nadado entre os continentes. Se estes fósseis existem em vários continentes diferentes, que hoje estão separados por milhares de quilômetros de oceano, os continentes deveriam estar unidos, pelo menos durante o período Triássico. A hipótese alternativa para estas evidências seria uma hipotética ligação por terra entre os continentesque actualmente estaria mergulhada nas águas dos oceanos.

Atualmente existem seis continentes, sendo eles: América, África, Ásia, Oceania, Europa e Antártica. A teoria de Wegener propunha a existência de uma única massa continental chamada Pangéia, que começou a se dividir a 200 milhões de anos atrás. Pangéia se separou em duas grandes massas continentais, Laurásia ao norte e Gondwana no...
tracking img