Comestologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIRMEZA DA PELE
Com o avanço da idade, o nosso organismo passa a produzir menos colágeno e elastina, as fibras responsáveis pela sustentação da pele. A musculatura do corpo perde tônus e surge a indesejável flacidez.
Trata-se de um processo natural do envelhecimento, mas que pode ser acelerado por conta do estilo de vida sedentário, do estresse, do cigarro, da poluição, da exposição inadequadaao sol e, ainda, em decorrência da gravidez – período em que as fibras da pele do abdome são bastante exigidas, favorecendo o aparecimento de estrias.
Felizmente, é possível amenizar as marcas do tempo com a adoção de alguns hábitos. “Manter uma alimentação equilibrada, praticar regularmente exercícios físicos que trabalhem a musculatura e usar cremes que estimulam a produção de colágeno eelastina – os chamados firmadores – são alguns procedimentos cotidianos que ajudam a prevenir a perda de elasticidade da pele”, afirma Andrea Costa, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura.
Metabolismo e flacidez: a pele é o maior órgão do corpo humano. É composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme. A mais superficial, a epiderme, funciona como uma capa protetora das agressõesexternas, como os raios solares, o vento e a poluição, entre outras. Na segunda camada, a derme, é produzida duas fibras ricas em proteínas, responsáveis pela sustentação da pele: o colágeno e a elastina. O colágeno garante a firmeza e a elastina confere elasticidade. A hipoderme, a camada mais profunda, é composta por células adiposas que têm a função de criar um isolamento térmico, garantindo atemperatura do nosso corpo.
Entre os 25 e 35 anos, aparecem os primeiros sinais de envelhecimento, porque a produção de colágeno e elastina se torna mais lenta. É nessa fase que aparecem as primeiras rugas e que a pele começa a perder a elasticidade. Andrea explica que as alterações em nosso organismo estão normalmente ligadas às mudanças hormonais. E elas tanto podem ocorrer por fatoresinternos quanto externos. Esse “desarranjo” favorece o acúmulo de gordura no organismo e faz com que a musculatura perca firmeza, com o passar dos anos.
Segundo ela, a atividade física regular é o meio mais eficaz para garantir o tônus muscular por mais tempo e evitar o efeito sanfona, provocado pelo “encolhe e estica” das fibras quando engordamos e emagrecemos sucessivamente. Mas não é o único. O usode filtro solar é imprescindível, pois a incidência dos raios solares sobre a pele estimula a oxidação das células e destrói as fibras elásticas, levando ao envelhecimento precoce.
A alimentação também exerce papel importante. Como o metabolismo costuma ficar mais lento à medida que envelhecemos, o ideal é que se diminua a quantidade de ingestão de gorduras e frituras. A substituição por alimentosmais leves, ricos em fibras, facilita o funcionamento do metabolismo e mantém o peso do corpo sob controle.
O auxílio da cosmética: com o avanço da tecnologia cosmética, o uso de cremes firmadores eficientes tornou-se um recurso bastante eficaz. Andrea Costa explica que o uso frequente de hidratante ajuda repor a água e traz mais viço à pele. Melhor ainda quando o creme combina a ação hidratantecom filtro de proteção solar e nutrientes, como os antioxidantes, que oferecem uma proteção a mais para as células que compõe a nossa pele.
Há também os cremes tecnológicos que, além de nutrir a pele, agem diretamente nas células, estimulando a produção de colágeno e elastina, reconstituindo a estrutura que dá sustentação à pele. Esse processo ajuda a manter a firmeza e a tonicidade por maistempo. Além deles, existe a linha dos tensores. Quando aplicados à pele, eles dão uma sensação imediata de pele esticada, elevando a autoestima da mulher.
Se você está na condição de gestante, é muito importante hidratar e nutrir o corpo, especialmente a área da barriga, com produtos específicos que ajudam a prevenir o surgimento de estrias. Converse com o seu dermatologista para saber qual é o...
tracking img