Comercio madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Engenharia Civil

PRODUÇÃO SUSTENTAVEL E COMÉRCIO DA MADEIRA

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Engenharia Civil

PRODUÇÃO SUSTENTAVEL E COMÉRCIO DA MADEIRA

Professor: Antonio Paulo.
Matéria: Estruturas de Madeira.
Alunos: Ana Cláudia,
Aleixo Neto,
Diogo Dias,
Felipe Teles,
Flavio Katiano,
Géssyka Fleury.
Goiânia, Maio de 2011.Introdução

O Brasil é reconhecido mundialmente pela riqueza da biodiversidade de suas florestas e, no entanto, boa parte dos consumidores de madeiras dessas florestas tem pouco ou nenhum conhecimento a respeito da origem deste insumo e do tipo de pressão que o uso intensivo e constante de umas poucas espécies causa ao Meio Ambiente.
Devemos interferir para que nossas florestas não sejamdestruídas de forma predatória, evitando que a extinção de espécies da fauna e da flora prejudique toda a sociedade. O processo de escolha e especificação da madeira mais adequada a cada tipo de uso nas atividades do Setor da Construção, que tem se pautado fortemente pelo conservadorismo e pela falta de informação, precisa incorporar ao seu dia-a-dia, espécies alternativas com propriedadessemelhantes às das espécies tradicionais.
Madeira é o produto natural proveniente do lenho dos vegetais superiores (árvores e arbustos lenhosos). As características de heterogeneidade e anisotropia guardam estreita relação com a origem de ser vivo.
A madeira é um dos mais antigos materiais de construção utilizados pelo homem. É um material de grande beleza e de larga utilização nas construções. Noentanto é muitas vezes mal empregado, de forma intuitiva, trazendo uma série de problemas. Suas características devem ser bem estudadas a fim de que não sejam nem superestimadas e nem subestimadas, a fim de seu uso ser mais econômico e com qualidade.
Atualmente, com a industrialização, surgiram novos produtos de madeira, ampliando o seu uso na construção civil e em outras indústrias.

Fontede Matéria Prima

Nos últimos dez anos são cada vez mais freqüentes as notícias de desmatamentos no território nacional para a implantação de projetos agropecuários, projetos urbanísticos, extrativismo vegetal ou exploração mineral, comprovadas através de imagens registradas por satélite.
Passam a ser fundamentais iniciativas simples, que possam contribuir para minimizar os efeitos destequadro.
Diante da exploração extrativista sem plano de manejo adequado das matas nativas, que retira grandes volumes de apenas algumas espécies definidas pelo mercado, a floresta não consegue se reconstruir naturalmente na mesma velocidade.

Tipo de exploração da madeira.

Florestas plantadas:
- Que se destinam a produzir matéria-prima para as indústrias de madeira serrada, painéis à base demadeira e móveis, cuja implantação, manutenção e exploração seguem projetos previamente aprovados pelo Ibama.

Florestas nativas:
Que são exploradas para atender ao mercado de madeiras de duas formas:
-Por meio de manejo florestal: através da exploração planejada e controlada da mata nativa.
-Por meio de exploração extrativista: explorando comercialmente apenas as espécies com valor de merca do,sem projetos de manejo.

Produção

A madeira serrada é produzida em unidades industriais (serrarias), onde as toras são processadas mecanicamente, transformando a peça originalmente cilíndrica em peças quadrangulares ou retangulares, de menor dimensão. A sua produção está diretamente relacionada com o número e as características dos equipamentos utilizados e o rendimento baseado noaproveitamento da tora (volume serrado em relação ao volume da tora), sendo este função dodiâmetro da tora (maiores diâmetros resultam em maiores rendimentos). As diversas operações pelas quais a tora passa são determinadas pelos produtos que serão fabricados. Na maio ria das serrarias, as principais operações realizadas incluem o desdobro, o esquadrejamento, o destopo das peças e o pré-tratamento.
O...
tracking img