Comercio internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação: Comercio Internacional



Determinantes do Comercio

Vamos considerar que o mercado de aço é um daqueles que os formuladores de políticas frequentemente pensam em implementar restrições ao comercio para proteger os produtores domésticos dos concorrentes estrangeiros.



O Equilíbrio sem Comercio

Quando começa a nossa historia, o mercado de aço da Islândia esta isolado doresto do mundo. Como não há comercio internacional, o mercado de aço do pais consiste apenas em compradores e vendedores internos. O preço se ajusta para equilibrar a quantidade ofertada pelos vendedores e quantidade demandada pelos compradores.

Suponhamos agora que nas eleições a Islândia eleja uma nova presidente. A campanha da presidente baseou-se em uma plataforma de mudanças e ela prometeuaos eleitores ideias novas e corajosas. Para um primeiro passo ela pediu aos economistas para avaliar a política comercial interna.

Após rever a oferta e demanda a equipe começa sua analise.

Preço Mundial e Vantagem Comparativa

A primeira questão que nossos economistas abordam é se o pais tem a possibilidade de se tornar importador ou exportador de aço.

Para responder isso oseconomistas comparam o preço atual com o preço em outros países. Se o preço mundial fosse mais alto do que o preço interno, então o pais se tornaria exportador. Por outro lado, se o preço mundial fosse menor do que o preço interno, então o pais se tornaria importador.

Os Ganhadores e Perdedores no Comercio Internacional

Para analisarem os efeitos do livre comercio sobre o bem estar, os economistascomeçam com a hipótese de que o pais é uma pequena economia se comparado ao resto do mundo.

A hipótese da economia pequena não é necessária para analisar os ganhos e perdas decorrentes do comercio internacional.





Ganhos e Perdas de um Pais Exportador

Uma vez permitido o livre comercio, o preço interno sobe ate se igualar ao mundial. Como a quantidade ofertada internamente é menor doque a quantidade demandada internamente, o pais vende aço para outros países. Com isso torna-se exportador de aço.

Vamos considerar agora os ganhos e perdas da abertura comercial. Claramente , nem todos serão beneficiados.

Os produtores nacionais de aço ficam em melhor situação porque agora podem vender aço a um preço mais elevado, mas os consumidores internos de aço agora estão em piorsituação, porque tem que comprar aço a um preço maior.

Depois que se permite o comercio, o preço interno sobre ate o nível do preço mundial.

Essa analise de um pais leva a duas conclusões:

Quando um pais permite o comercio e se torna exportador de um bem, os produtores internos do bem em questão ficam em melhor situação e os consumidores internos ficam em pior situação.

O comercio aumentao bem estar econômico de uma nação na medida em que os ganhos dos beneficiados superam as perdas dos prejudicados.

Ganhos e Perdas de um Pais Importador

Suponhamos agora que o preço interno antes do comercio esteja acima do preço mundial. Novamente, depois da liberação do comercio o preço interno deve se igualar ao mundial.

Vejamos agora os ganhos e perdas decorrentes da liberação docomercio. Quando o comercio força os preços para baixo, os consumidores internos ficam em melhor situação e os produtores internos ficam em pior situação. Os compradores se beneficiam , porque aumenta o excedente do consumidor.

Essa analise de um pais importador leva a duas conclusões:

Quando um pais permite o comercio e se tona importador de um bem, os consumidores internos desse bem ficam emmelhor situação e os produtores internos desse bem são prejudicados.

Na pratica, a compensação para os perdedores no comercio internacional é rara. Os países por vezes deixam de gozar dos benefícios do comercio simplesmente porque os perdedores tem mais força política do que os ganhadores.



Eleitos de uma Tarifa

Em seguida, os economistas passam a analisar os efeitos de uma tarifa (...
tracking img