Comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1


Item 1. Origem, definição e evolução da Logística

Origem
A aplicação das lições obtidas no estudo da Logística, embora esteja inserida em atividades econômicas muito antigas é também um dos conceitos gerenciais mais modernos, devido a mudanças de ordem econômica e tecnológica que forçaram as empresas a buscar vantagens competitivas.

São várias as informações sobre a origem dapalavra logística no entanto a que remonta a um tempo mais longínquo vem do grego Logistikos, que em latim foi transcrito como Logisticus, ambas as palavras significando o raciocínio matemático relativo a lógica como hoje a conhecemos.

São vários os autores que explicam sua origem com diversas raízes, mas a quem parece mais completa foi a que o desenvolvimento da ciência da Logística, ocorreu em5 etapas.

A primeira etapa, iniciada no final do século XIX, é conhecida como a era da economia agrária, pois a principal preocupação da logística era com o transporte da produção agrícola. A segunda fase é marcada por grande influência militar e a principal preocupação era com o abastecimento das tropas de guerra.

Não é por acaso que o termo “logística” tem influência militar e vamos nosaprofundar um pouco mais sobre essa forte ligação com alguns fatos que puderam comprovar essa situação.

A terceira etapa marca o início de uma nova visão logística, passando-se ao estudo e exploração da logística integrada, bem como dando ênfase aos aspectos de custo total e a abordagem de sistemas. A fase seguinte (quarta) tem como foco principal as questões ligadas à produtividade e custos deestoque, é também nesta fase que se inicia uma intensificação pelo interesse do ensino e pesquisa da Logística nas Escolas de Administração.

A última fase tem como pano de fundo a globalização e o avanço tecnológico e é identificada como a última fronteira empresarial para exploração das vantagens competitivas. As questões logísticas passam a ser tratadas no mais alto escalão do planejamentoestratégico.

Surge aqui o conceito de “Supply Chain Management”, que congrega ao processo logístico o gerenciamento do fluxo de materiais e informações dentro e fora das empresas, dando ênfase às questões dos acordos e parcerias estratégicas que facilitam a otimização dos processos logísticos e a redução de custos ao longo da cadeia, através do uso de sistemas informatizados e tecnologia deponta.

Hoje, entretanto, a Logística abraça os mais variados campos de ação humana.




Influencia Militar

Como citado anteriormente, a evolução da Logística para o que conhecemos hoje, tem forte presença em fatos ligados e conhecidas campanhas militares onde líderes e seus exércitos desenvolveram esses ensinamentos.

A Logística, como definição primária e inicial, é a ciência que trata daestruturação de um plano específico de ação. Visualizando a logística num caráter militar, que é o ponto inicial desta ciência em suas utilizações primárias, usando assim o nome como lhe é conhecida hoje; trataria de, em uma operação militar, saber tanto como posicionar e controlar as tropas, armamentos e provisões, alianças e estratégias.

Desde a antiguidade, os líderes militares já seutilizavam da logística, para tramar guerras e prostituições. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta,pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e distribuição de equipamentos e suprimentos.

Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.

Na execução de tarefas, no comando de agrupamentos ou empresas, no desenvolvimento de idéias, a...
tracking img