Comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLOCOS ECONOMICOS / UNIÃO EUROPÉIA






CURITIBA
2012

1 – Em grupo realizar uma síntese do conteúdo apresentado em sala de aula sobre o Comércio Exterior e sua importância no contexto mundial. (7 grupos /MERCOSUL - UE – NAFTA – PACTO ANDINO – ALADI – CARICOM – ALCA)
1.1 Uma síntese do grupo: Sobre os últimos acontecimentos da economia mundial e seus impactos para o BrasilOportunidades/Ameaças.
2 - Desenvolver uma analise e entendimento dos blocos econômicos existentes e atuantes.
Levando em considerações os itens abaixo:

1 O que é?

União Européia:
 Robert Schumann, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, discursa suas principais propostas, inspiradas nas ideias de Jean Monnet. Propondo que a França e a República Federal da Alemanha ponham em comum os seusrecursos de carvão e de aço, numa organização aberta aos outros países da Europa. Nascendo assim a União Européia;
A Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou Mercado Comum Europeu foi o embrião da União Europeia. Formada em 1957, com o Tratado de Roma, a organização pretendia permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros. Pouco depois do fim da II GuerraMundial. Em 1993, é constituído o mercado único, com quatro liberdades: de circulação das mercadorias, dos serviços, das pessoas e de capitais.
 Constituída devido à globalização, necessidade políticas, econômica e as tendências comercias em crescimento, assim formou um bloco econômico de 27 países europeus (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha,Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia).

 Terceira maior população do mundo, com aproximadamente 500 milhões de habitantes, ficando atrás somente dos países China e da Índia.

 Concentra a maior quota da potênciaeconômica mundial, gerando e concentrando um quarto de toda a riqueza mundial.
 Os principais tratados que definiram a União Européia: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos dafutura integração política.
 Responsável por aproximadamente 20% do volume total das importações e das exportações a nível mundial.

2 A quem serve?

Atua em diversas ações políticas, econômicas, sociais, regulamentares e financeiras, focado na busca de ações que beneficiem os países da União européia.
Tem como principal objetivo desenvolver um mercado comum, entre os países, através desistemas padronizados de leis (controles de passaportes abolidos, livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais), focando em regulamentos, diretrizes, recomendações adaptadas pelas instituições comunitárias
Tais decisões são tomadas pelo triângulo institucional, tendo a seguinte formação: Conselho (que representa os Estados-Membros), pelo Parlamento Europeu (que representa os cidadãos) epela Comissão Européia (órgão independente dos governos dos Estados-Membros que representa o interesse coletivo dos europeus).

3 Proposta principal?

A União Européia tem como principal objetivo o comercio mundial livre e justo, auxiliando em implantações de sistemas, que possam ser utilizadas como ferramentas e facilitador aos países, focando em negociações em condições de igualdade nocomercio internacional.
 Promover a unidade política e econômica da Europa;
 Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
 Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
 Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
 Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
 Proporcionar um ambiente de paz,...
tracking img