comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CAPITULO

1.1. COMÉRCIO EXTERIOR

O comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. O avançoindustrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, e o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio exterior é uma atividade econômica regulada, no plano interno, pelos estados - nacionais, e no plano internacional, por um sem-número deacordos comerciais, tarifários, de transporte, etc. De certa forma no Brasil, este tipo de atividade vem crescendo a cada dia que passa.
1.1.2 A HISTÓRIA DO COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO
Começa em 1840, quando dom Pedro II é declarado maior de idade, e vai até 1889, com a instauração da República. É um período de consolidação das instituições nacionais e de desenvolvimento econômico. Em suaprimeira fase, entre 1840 e 1850, o país passa por uma série de redefinições internas: repressão e anistia aos movimentos rebeldes e separatistas; reordenamento do cenário político em bases bipartidárias, introdução de práticas parlamentaristas inspiradas no modelo britânico; reorganização da economia pela expansão da cafeicultura e normalização do comércio exterior, principalmente com o Reino Unido.Dom Pedro II (1825-1891) No início de seu governo faz viagens diplomáticas às províncias mais conflituadas. Culto, protege artistas e escritores e mantém correspondência com cientistas de várias partes do mundo. Durante o segundo reinado, o Brasil mantém sua dependência econômica em relação à Inglaterra. Os dois países enfrentam vários conflitos diplomáticos e têm interesses divergentes na questãoda escravidão, mas a política externa brasileira é de alinhamento praticamente automático com a dos ingleses. São eles que financiam as guerras em que o país se envolve no período – contra o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. Presença norte-americana – Os industriais norte-americanos cobiçam participar do mercado brasileiro, mas não conseguem quebrar a hegemonia inglesa. Sem poder competirabertamente, passam a atuar contra os interesses ingleses. Faz, inclusive, a intermediação do tráfico negreiro, atividade que tem a participação dos embaixadores dos Estados Unidos no Brasil. Primeira guerra contra o Uruguai ou Questão Oribe – Em 1849, temendo o predomínio argentino na região do Prata, o governo brasileiro decide intervir no conflito ao lado dos colorados. Alega que o próximo passo deOribe e Rosas seria a invasão do Rio Grande do Sul. Nesse mesmo período o Brasil e Uruguai assinam o Tratado de Limites, Comércio, Amizade e Subsídios.
Pretendemos neste trabalho mostrar para as empresa a importância da internacionalização e as vantagens obtidas quando integrado neste mercado, com isso podemos observar que a globalização não é uma invenção dos tempos modernos, pois no séculosvinte havia sinais de que as empresas já procuravam internacionalizar e fazer investimento em outros países.
As questões a serem levantadas são porque alguns países conseguem receber investimento e outros não; porque há empresas que se internacionalizam e outras não conseguem se expandir e se manter neste mercado, um exemplo desse fato que o Brasil consegue exporta apenas 1% (um por cento ) detudo que é produzido no país.
Nesta nova fase pela qual o Brasil passa é preciso desmitificar algumas meias verdades sobre o comércio exterior a respeito da abertura de seu comércio para o exterior, obviamente que a intensidade do processo atual desse comércio é bem diferente que do vivido no passado, hoje o fluxo de capital e bens e circulação pelo mundo é muito grande, e o Brasil tem um enorme...
tracking img