Comercio eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração da Produção e Sistemas de Informação

COMÉRCIO ELETRÔNICO: BENEFíCIOS E ASPECTOS DE SUA APLICAÇAO

Alberto Luiz Albertin
Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV. E-mail: albertin@eaesp.fgvsp.br

RESUMO: O mercado eletrônico, obtido através da aplicação intensiva de Tecnologia de Informação no mercado tradicional, é considerado umarealidade que trará grandes benefícios para as organizações que o considerarem nas suas estratégias e ameaças ainda maiores para as que não o utilizarem. Nesse novo ambiente, o comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nas estratégias e nos processos de negócio nos vários setores econômicos. Esteartigo tem por objetivo apresentar conceitos relativos a mercado e comércio eletrônico, bem como os benefícios potenciais e aspectos do comércio eletrônico.

ABSTRACT: The electronic market, which is obtained by the intense application of information technology in the traditional market, is considered a reality, which will bring benefits to those organizations which consider it on theirstrategies, and threaten those which do not use it. In this new environment, the electronic market, with its new and revolutionary applications, is considered as one of the biggest emergent trends with potential to contribute and to innovate business strategies and processes, on ali industries. This article presents the concepts about electronic market and commerce, as well as the benefits and aspects ofelectronic commerce.

PALAVRAS-CHAVE: comércio eletrônico, mercado eletrônico, tendências.

KEY WORDS: electronic commerce, electronic market, trends.

52

RAE - Revista de Administração de Empresas

São Paulo, v. 38, n. 1, p. 52-63

Jan ./Mar. 1998

COMÉRCIO ElETH6N1CO: BENEFíCIOS E ASPECTOS DE SUA APLICAÇÃO

A economia para a Era da Inteligência em rede é uma economia digital.Na economia tradicional, o fluxo de informações era físico: dinheiro, cheques, faturas, notas de expedição, relatórios, reuniões face a face, mapas, fotografias etc. I Na nova economia, a informação em todas as suas formas torna-se digital - reduzida em bits armazenados em computadores e correndo na velocidade da luz através das redes. Utilizando o código binário dos computadores, informações ecomunicações tornam-se uns e zeros digitais. No âmbito de Negócio Interconectado em Rede, além da corporação virtual, o comércio precisa se mover para a rede pública. A nova economia está criando tendências conflitantes, exigindo que as organizações repensem suas missões. Ambientes virtuais e vários outros fatores estão pressionando a estrutura de custo de grandes empresas. O tempo para alcançar omercado é crítico, quando os produtos têm uma vida competitiva de um ano, um mês, uma semana ou algumas horas, como no caso de produtos financeiros. A inovação, mais que o acesso a recursos ou capital, tem se tornado crítica. Os clientes têm mudado, criando a expectativa de que as empresas precisam prover melhor qualidade, produtos adequados, rapidez, menor preço, com melhor serviço e garantia deresponsabilidade social. Henderson? argumenta que, no mundo competitivo de hoje, o uso efetivo da Tecnologia de Informação (TI) como um elemento da estratégia competitiva é crítico. Na literatura, existe um número considerável de exemplos de como as organizações têm usado a TI para construir e sustentar novos relacionamentos com fornecedores ou clientes e, como resultado, obter uma vantagemcompetitiva significativa. Ressalta-se que as empresas não obtêm suas vantagens em virtude apenas da utilização da TI. Muitas vezes, a vantagem é atingida a partir do estabelecimento de uma efetiva parceria, uma vez que a entrega efetiva de produtos e serviços através da TI requer uma parceria, também efetiva, entre os principais atores envolvidos. As empresas têm usado a TI para, de fato, integrar...
tracking img