Comercio de escravo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Comercio de Escravo no Brasil



Acadêmicos:Cleocivam Manoel da Costa

Sérgio Emidio da Silva

Gilmar Duarte dos Santos

Romildo Naraypixag Surui

Orientador: Carlindo Klug

Faculdade de Rolim de Moura – Farol

Historia

Turma 1 – Projeto Interdisciplinar

(data 04-05-2012)



RESUMO

O presente relatório vempontuar as principais dificuldades encontradas pelos negros nas viagens nos navios negreiros e como eram tratados ao chegarem ao Brasil, a saudade da família os trabalhos forçados e como estes escravos se rebelavam. O período de colonização é um período marcado por grandes revoluções a colonização se deve em sua maioria a mão de obra escravocrata dos negros, no entanto essa mão de obra é muito poucoreconhecida até nos dias atuais. Como também a condições dos negros nos dias de hoje, sua luta contra o discriminação racial , como também a consciência dos governantes em fazer justiça, redimindo-se nos erros dos próprios no passado.

Palavras Chaves: Negros, Escravos, Dignidade, Atitude;



1 INTRODUÇÃO

Esse artigo vem mostra que tendo em vista a atual conjuntura do país e asdiscussões que cercam a população negra faz-se necessário um estudo aprofundado sobre a vinda dos negros para o Brasil.

O estudo sobre tal tema objetiva uma melhor compreensão das principais problemáticas com relação à população mais carente do país, podendo assim modificar o modo de pensamento e ação do leitor em favor da igualdade e respeito para com os nossos brasileiros que tem umahistoria de existência louvável pela sua lutar por liberdade, e através de estudo com base nas referencia bibliográficas, internet e revista, vem contar um pouco desse sofrimento do negro no nosso pais desde sua vinda. A desigualdade e intolerância como tema de discussão que move nos dias atuais em diferente grupos de intelectuais, pois o problema e de longos anos e requer novas atitudes para essanarrativa histórica. Como já vimos no decorrer da historia foi um passado cruel e abominável nos dias de hoje. Comemoramos hoje 124 anos de abolição da escravatura no Brasil, por uma lei que teria um único paragrafo onde dizia que estava extinta a escravidão no Brasil e revogava qualquer disposição em contrário.

Assim se da à história, os portugueses foram pioneiros em realizar ocomercio de negros vindo da África através do atlântico e os fazendo de escravos, eles dominaram as regiões do litoral da áfrica e estabeleceram aliança com comerciantes e soberanos locais.

No Brasil segundo alguns historiadores estima-se que tenham desembarcado em nossos portos cercas de 4 milhões de escravos africano no período de 1531, a 1855, vale lembrar que no primeiro século dacolonização século XVI o numero de africano trazido para o Brasil foi menor que nos séculos seguintes, isto se deve ao fato de que a mão de obra utilizado neste período ainda era predominante a mão de obra indígena. Podem no século XVII com a tomada portuguesa do comercio do açúcar que estava anteriormente na mão dos holandeses o comercio de escravos chegou a ser mais lucrativo que produção doaçúcar isto se da ate meado do século XVII. Em 1850 o trafico negreiro extinto porem o contrabando destes escravos se deu ate 1855, durante este período os escravos que aqui chegaram eram destinados principalmente para as lavouras de café da região sudeste que começaram a se desenvolver. Abaixo gráfico.

Estimativas desembarque de
Africanos no Brasil (1531-1855).
|Período| Numero de escravo |
|1531-1600 |50.000 |
|1601-1700 |560.000 |...
tracking img