-Comentários-portifólio-metodologia do ensino de filosofia"os homens não deixam de fabricar um guarda-sol que os abriga, por baixo do qual traçam um firmamento e escrevem suas opiniões; mas o poeta, o artista abre uma

823 palavras 4 páginas
Metodologia do Ensino da Filosofia

PORTIFÓLIO

"Os homens não deixam de fabricar um guarda-sol que os abriga, por baixo do qual traçam um firmamento e escrevem suas opiniões; mas o poeta, o artista abre uma fenda no guarda-sol, rasga até o firmamento, para fazer passar um pouco do caos e enquadrar numa luz brusca, uma visão que aparece através da fenda. Então, segue a massa dos imitadores, que remendam o guarda-sol com uma peça que parece vagamente com a visão; e a massa dos glosadores que preenchem a fenda com opiniões: comunicação. Será preciso sempre outros artistas para fazer outras fendas e restituir assim a incomunicável novidade que não mais se podia ver." (DELEUZE e GUATTARI. O que é a filosofia?. 1992, p. 261-261.)

“[...] a filosofia não é a revelação feita ao ignorante por quem sabe tudo, mas o diálogo entre iguais que se fazem cúmplices em sua mútua submissão à força da razão e não à razão da força”. (Fernando Savater)

“Não se ensina filosofia e sim a filosofar”. Kant

Com base na leitura dos textos acima e de outros conhecimentos filosóficos, redija um texto destacando duas características de atitude filosófica.

A atitude filosófica têm duas características, uma negativa e outra positiva, a primeira característica “negativa”, isto é um dizer não aos pré-conceitos” aos pré juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que todo mundo diz e pensa. Nesse contexto é colocar entre parênteses nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é seu sentido. A segunda é atitude filosofia “Positiva”, isto é uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
As atitudes Negativa e Positiva, constituem o que chamamos de atitude crítica, que julgamos ser do contra, dizer que tudo vai mal, que tudo esta errado, que tudo é feito sem motivação, desagradável, onde a critica é mau

Relacionados