Comentário - autora - n.bossa

290 palavras 2 páginas
A autora Nádia Bossa, em seus vídeos “Contexto Familiar e Aprendizagem”, “Aprendizagem na Vida e Aprendizagem Escolar” e “ID, Ego e Superego”, faz uma relação entre o aluno nos seus primeiros anos de vida e a sua aprendizagem, tanto na vida como na escola, e ainda a sua relação com a família.
O que podemos observar é que a criança, principalmente nos seus primeiros anos de vida necessita está em permanente contato com seus pais, pois a família é responsável pela formação do seu psiquismo nesse período. Ou seja, tudo que a criança estiver ouvindo, vendo e sentido contribuirá de forma significativa na formação da sua personalidade.
A relação entre aluno, aprendizagem na vida e aprendizagem na escola é muito importante. Segundo Bossa, a criança que tem orientação em casa nos primeiros anos de vida tem um desempenho melhor na escola. Os conhecimentos adquiridos nesses dois espaços vivem em constante relação. A vida fornece base para a escola e a aprendizagem escolar subsidia a outra.
A figura da mãe e do pai são imprescindíveis, cada uma com a sua parcela de colaboração. A autora nos fala de duas instâncias mentais que interagem com a realidade, cada uma exercendo sua função. Ela está se referindo ao ego e superego. O ego é uma função materna. Ele é responsável pela interpretação, julgamento e compreensão da realidade. Está ligado à motricidade, ao pensamento, linguagem, afetividade, análise e síntese, capacidade de raciocínio lógico e capacidade de julgamento. Enquanto o superego, que é uma função paterna, é responsável pela limitação da conduta na relação com a realidade.
Diante de tudo isso, concluímos que, uma base familiar bem formada aliada com uma educação de qualidade é o caminho para formar o indivíduo para a

Relacionados