Comentario e critica do filme presságio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Esse filme foi inspirado no livro “Eram os deuses astronautas” de Erich von Däniken. Um fato que o filme chama a atenção são as várias simbologias e referências não só ao cristianismo e à ufologiamas também às religiões antigas como a egípcia. A referência principal do livro usada no filme é o fator Ezequiel, mais precisamente a famosa “visão” onde o profeta vê Deus em sua Glória e Poder e afamosa imagem do ser de quatro cabeças. Começando pelo mais clássico, temos os deuses como sendo astronautas, ou extraterrestres como preferirem. No caso do filme eles são tido como anjos, visto queao “ascenderem aos céus” (nave) eles são mostrados como seres luminosos contendo “asas”. Curiosamente essas são duas imagens comuns que temos no cristianismo: Anjos como seres de luz que voam e afamosa “ascensão” aos céus. Para os ufólogos essas asas e o poder de voar nada mais são do que a tecnologia das naves que faz os corpos dos extraterrestres levitarem, e a ascensão aos céus como sendo oextraterrestre subindo à sua nave.
Segundo a profecia de Ezequiel, ele viu um ser com quatro cabeças que agiam em conjunto. Algo curioso em relação à essa imagem profética é que na Mesopotâmia existia ogrifo: um animal com asas de águia, patas de touro, cabeça humana e corpo de leão. Na visão de Ezequiel o ser celeste tinha uma cabeça humana, outra de touro, outra de leão e outra de águia e tinhaasas. Mais tarde eles foram identificados como sendo os símbolos dos evangelistas. É clara a incorporação dos elementos mesopotâmicos à cultura judaica visto o cativeiro na Babilônia. No filme sãomostrados quatro aliens que agem um igual ao outro vários seres agindo em perfeita harmonia para cumprirem sua missão.
Outro fato que chama a atenção é o conteúdo da profecia relacionada à destruição daTerra.. No filme a causa da destruição da Terra é uma explosão no Sol. Ora, No Egito Antigo o Sol era tido como o Deus Supremo Rá, Aquele que dá a vida. Curiosamente a Glória de Rá é o brilho do...
tracking img