Comentários sobre as orientações éticas e políticas dos psicólogos em relação ao trabalho nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMENTÁRIOS SOBRE AS ORIENTAÇÕES ÉTICAS E POLÍTICAS DOS PSICÓLOGOS EM RELAÇÃO AO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

Referência: O Psicólogo nas Organizações de Trabalho – José Carlos Zanelli
Santiago, RS,abril de 2011
Aluno: SELMO CRIV0CHEIN -  Matrícula 43007081

 

Partindo da referência de José Carlos Zanelli a Psicologia Organizacional e do Trabalho, três orientações éticas e políticas seapresentam aos psicólogos em relação ao trabalho em organizações:
* Aqueles que concordam com a estrutura de dominação interna às organizações e atuam para sua reprodução,
* Os que reconhecem asdificuldades e buscam modos de emancipação e
* Aqueles que vêem na atuação um papel de amortecedor de conflitos em detrimento do trabalhador.
Pretendo elaborar comentários referentes a estesposicionamentos levantados pelo autor, bem como levantar outras posições decorrentes de minhas reflexões quanto às práticas do psicólogo das organizações, concluindo a ideia de se pensar a formação dessepsicólogo a fim de compatibilizá-la com as demandas do mercado.
A época atual é de múltiplas e radicais transformações que ocorrem em um ritmo sem precedentes, desafiando nossa capacidade de reação.Turbulência, crise e caos são as palavras da moda. Em um mundo on-line, tempo e espaço se encurtam, o local e o global se misturam. As organizações, sistemas sócio-técnicos inseridos dentro dessecontínuo, não escapam à regra e devem ser percebidas pelo profissional da área psicológica que atua no ramo.
É de se esperar que a organização ofereça resistências para o psicólogo no desempenho dassuas atividades técnicas. Ele deve ser paciente e não esperar operar mudanças de uma hora para outra. Entretanto, é sempre bom ressaltar que faz parte das práticas do psicólogo provocar mudanças. Aquestão ética reside neste ponto: o psicólogo deverá dominar amplamente a compreensão dos métodos de trabalho. Enfim, a ética consiste na percepção e nos conhecimentos das atividades gerais do seu campo...
tracking img