Comentário dobre o documentário china blue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentário sobre o documentário China Blue.

O documentário nos mostra como as fábricas de jeans chinesas trabalham, um dos maiores produtores do mundo, que em nome docapitalismo e do lucro, degradam a qualidade de vida dos funcionários, que ganham centavos enquanto os patrões teem lucros gigantescos.
Cada produto chinês consumido, é um trabalhador devida miserável que fez.
Se isso não é escravidão, então não sei o que é.

Elas vivem amontoadas nos dormitórios das fábricas, onde a água tem que ser trazida para cima embaldes. Suas refeições e o aluguel são deduzidos de seus salários que não chegam a um dólar diário.
A maioria dos jeans que elas fazem nas fábricas são comprados por negociantes nosEstados Unidos e outros países.

A certa altura, no documentário, ficamos na dúvida, sobre quem é o “vilão da história”: se o patrão chinês que impõe às trabalhadoras (numafábrica em que a maioria é formada por mulheres) regime de trabalho análogo à de escravo – com “vistas grossas” do estado –, ou se são as empresa estrangeiras que compram dali seusprodutos.

China Blue leva o espectador para dentro das fábricas de jeans no sudoeste da China, onde adolescentes lutam para sobreviver as cruéis condições de trabalho.
Mostrandoas perspectivas de tanto do alto como dos baixos níveis da hierarquia da fábrica, o filme aborda o complexo assunto da globalização no sentido humano.
O filme, que foi feito sema permissão das autoridades chinesas, oferece um relatório alarmante sobre as pressões impostas pelas companhias ocidentais e suas consequências humanas; como os verdadeiroslucros são obtidos e mantidos nos países de primeiro mundo; O final inesperado mostra a conexão entre as trabalhadoras exploradas e os consumidores americanos ainda mais claros.
tracking img