Comentário do filme: quando tudo começa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO EDUCACIONAL
FILME: “Quando tudo Começa”
Autor: Bertand Tavernier
Ano: 1990

O filme narra o drama de um professor, do Jardim da infância, de uma Escola Pública, situada em Hernaing, uma pequena cidade francesa que sofre com o fechamento das minas de carvão, sua principal fonte de economia, deixando sem emprego diversas famílias, inclusive os pais de alunos desta escola.

A taxa dedesemprego chega perto dos 35%, provocando um colapso na economia francesa e com isso desarticulando os órgãos de governo, os ministérios, os setores públicos de atendimento às famílias, em particular, a educação. O repasse de verbas destinadas à educação, o atendimento social às famílias de alunos como o atendimento aos próprios alunos da escola onde atua o diretor e professor Daniel Lefebvre, jánão é mais prioridade das políticas públicas e dos Planos de Governo, pois as atenções se voltam para a complexidade de um problema sócio-politico-econômico nacional.

É diante desse quadro que Lefebvre desenvolve suas atividades de gestor. Um gestor que tem diante de si o compromisso social e humanitário com a educação, mas que não conta com recursos financeiros que viabilizem seu trabalho.Sua gestão é marcada por conflitos internos: falta de verba, escassez de merenda escolar, estrutura da escola que necessita de reformas, grande numero de alunos por sala de aula, professores que se esforçam para manter viva a esperança no processo educacional, e por não conseguirem encontrar solução para este problema passam por um alto estado de stress, pais que vêem na escola seu porto seguro etambém de seus filhos, etc. Existem também os conflitos externos travados no dia a dia deste gestor com o descaso dos órgãos de atendimento social e com a própria prefeitura local, que não disponibilizam recursos financeiros e nem tempo para ver e ouvir os problemas e as necessidades da escola.

Nesta perspectiva, podemos falar de uma gestão multifacetada, que ao trazer para si a responsabilidadede gerir uma instituição em total abandono, acaba por assumir a polivalência das funções dentro da escola, como é o caso do diretor da escola em questão, que ao mesmo tempo em que é o gestor, assume consoante a esta tarefa, a função de professor, coordenador, secretário, responsável pela manutenção, financiador (em alguns momentos) de determinadas necessidades urgentes, psicólogo, advogado dasfamílias dos alunos etc.

O diretor Daniel Lefebvre, depara-se cotidianamente com enormes desafios provindos de toda situação relatada, sendo um deles quando descobre que um de seus alunos Jimmy sofre maus tratos. Ele é criterioso desde o inicio, pois não toma nenhuma decisão precipitada, pois ao constatar o problema, tenta buscar da própria criança o motivo das marcas e hematomas em seu corpo,porém, diante do silencio da criança, ele prefere aguardar. Posteriormente, em outra oportunidade em que se detecta outra marca de violência, ele que já havia conquistado a confiança da criança, consegue, a partir da própria criança saber o autor das agressões, e somente ai que ele aciona o órgão competente para que as providências cabíveis fossem tomadas. Neste momento ele já conta com o apoio deuma das profissionais na área da psicologia que trabalha na assistência social e que o ajuda.

Neste sentido acredito que ele agiu conforme a legislação Brasileira, como por exemplo, a ECA, quando em seu Título II Dos Direitos Fundamentais no Capítulo I Do Direito à Vida e à Saúde, vai dizer no art. 13: “Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serãoobrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.”

Daniel Lefebvre vivencia uma relação muito próxima com a comunidade escolar e a comunidade social no entorno da escola, inclusive com os pais de seus alunos, evidenciando que ele exerce certa autoridade junto a todo este público, contudo é uma autoridade conquistada pelo respeito,...
tracking img