Comenius

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
UNIOESTE
PEDAGOGIA - NOTURNO – 1° PERÍODO
JACQUELINE HIROKI MATTANA






RESUMO REFERENTE AOS TEXTOS: COMENIUS
E REPENSANDO A DIDÁTICA









FRANCISCO BELTRÃO
2012

Comenius
Jan Amos Komenský ( em latim, Comenius; em português, Comênio) foi um professor, cientista e escritor checo, considerado o fundador da Didática Moderna.Propôs um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber. O maior educador e pedagogo do século XVII produziu obra fecunda e sistemática, cujo principal livro é a DIDÁTICA MAGNA. São suas propostas:
A educação realista e permanente; artes;
Método pedagógico rápido, econômico e sem fadiga;
Ensinamento a partir de experiências quotidianas;
Conhecimento detodas as ciências e de todas as artes;
Ensino unificado.
Comenius nasceu em 28 de março de 1592, na cidade de Nivnitz, na Morávia. Iniciador da didática moderna.
Sua importância decorre de ser o autor da Didática Magna, sendo o primeiro educador, no Ocidente, a interessar-se na relação ensino/aprendizagem, levando em conta haver diferença entre o ensinar e o aprender.
Cursou Teologia naUniversidade calvinista de Hebron, na Alemanha. Tornou-se pastor, e ainda estudante começou a escrever: “Problemata Miscelânea” e “Syloge Questiorum Controversum” foram as suas primeiras obras.
Em Heidelberg, na Alemanha, foi aprimorar seus estudos de astronomia e matemática. Voltou a Moravia e se estabeleceu em Prerov, no magistério. Em 1616 foi ordenado pastor da igreja dos Morávios. Em 1628mudou-se para a Polônia, com a maioria dos irmãos Morávios, fugindo da perseguição e se estabeleceu em Lezno,onde retomou atividades de pastor e professor.
Preocupado com um dos grandes problemas epistemológicos de seu tempo - o método - publicou em 1627 a Didática Magna, sua grande obra. Comenius morreu a 15 de novembro de 1671 em Amsterdã, famoso e prestigiado, tendo sempre lutado pelafraternidade entre os povos e as igrejas.


Pedagogia de Comênio
Defendia sua pedagogia com a máxima: “Ensinar tudo a todos” que sintetizaria os princípios e fundamentos que permitiriam ao homem colocar-se no mundo como autor. Objetivando a aproximação do homem a Deus, seu objetivo central era tornar os homens bons cristãos. A didática é, ao mesmo tempo o processo e tratado: é tanto o ato de ensinarquanto a arte de ensinar.
Salientava a importância da educação formal de crianças pequenas e preconizou a criação de escolas maternais. A educação deveria começar pelos sentidos, pois as experiências sensoriais obtidas por meio dos objetos seriam internalizadas e, mais tarde, interpretadas pela razão.
Fundamentos naturais do método de Comenius: o fim é o mesmo: sabedoria, moral, e perfeição; todossão dotados da mesma natureza humana.
O método tem como preceitos: tudo o que se deve saber deve ser ensinado; qualquer coisa que se ensine deverá ser ensinada em sua aplicação prática, uso definido; deve ensinar-se de maneira direta e clara; ensinar as coisas em seu devido tempo; foi um grande influenciador na educação moderna.
A obra de Comenius é um paradigma do saber sobre a educação dainfância e juventude, utilizando, para isso, um local privilegiado: a escola.

Críticas
Segundo alguns autores, o método de Comenius trouxe prejuízos para a educação. Ao enfatizar a figura do ensino universal de praticamente todas as ciências humanas desde a terna infância, teria prejudicado a capacidade de educação das pessoas e a formação de senso crítico destas.

Comenius: o Pai da DidáticaModerna
Comenius, uma voz quase solitária em seu tempo, defendia a escola como o “lócus” fundamental da educação comeniana era formar o bom cristão, o que deveria ser sábio nos pensamentos, dotado de verdadeira fé em Deus e capaz de praticar ações virtuosas, estendendo-se a todos: os pobres, os portadores de deficiência, os ricos, às mulheres.
No que diz respeito a educação o ideal pansôfico...
tracking img