Comemorar o pib de 7,5% e pensar no futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Temos de comemorar esse crescimento de 7,5% do PIB de 2010. Parte é recuperação, porque em 2009 houve recessão, mas parte é crescimento de fato. É omelhor número em 24 anos. Ele não se repetirá em 2011, mas isso não é uma má notícia, porque a base de comparação será maior.

A taxa de investimentoficou em 18,4% no ano passado, acima da de 2009 (16,9%), mas ainda é muito baixa. Hoje de manhã, eu conversei com Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente doFMI. Ele disse que o problema crônico do Brasil é a baixa taxa de poupança. Governo e famílias têm de poupar mais, não podemos ficar dependendo tanto dapoupança que vem de fora.

Estamos tentando achar o ritmo de crescimento que não provoque desequilíbrios, como inflação e déficit grande nas contasexternas.

Mas o dia de hoje é de comemoração do nosso “Pibão”, depois de um ano tão difícil como foi 2009. Somos a 7ª economia do mundo. Consumo dasfamílias, investimento e indústria cresceram forte.

Parte desse crescimento foi estimulada porque o governo demorou a reduzir os estímulos fiscais, porrazões eleitorais, e aumentou o gasto público. O lado ruim é que os juros voltaram a subir por causa desse excesso.

Em 2009, fazia sentido essa política,porque havia o risco de recessão. O governo não errou ao ir, mas em voltar um pouco tarde. Queria criar um ambiente de euforia econômica para ajudar naeleição. Mas a conta chega agora com a inflação alta. Devemos buscar o crescimento dentro da capacidade (potencial) e ver o que o impede de ser maior.
tracking img