Combustao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases.

Ao nosso redor existem várias substâncias que estão ou podem ser usadas como combustível. Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar. Esta é areação que ocorre nas câmaras de combustão dos veículos automobilísticos. Você sabe por que a queima nestes casos precisa atingir uma temperatura definida, chamada de temperatura de ignição? E o que é poder calorífico de um combustível, você conhece?

Saiba a resposta a estas e outras perguntas consultando a nossa seção, e mais: como um combustível é classificado segundo o estado em que seapresenta (sólido, líquido ou gasoso) e como podemos encontrá-lo na forma natural ou artificial.

Combustibilidade: é a propriedade que um composto tem de se queimar. A maioria das substâncias que sofrem combustão é de origem orgânica. É por isso que dizemos que compostos orgânicos são ótimos combustíveis. 

Exemplos: 
- O gás que utilizamos na cozinha (GLP) é composto por hidrocarbonetos, portantoé orgânico. 

- O álcool combustível dos automóveis - etanol de fórmula (CH3CH2OH) - é de origem orgânica. 

Temperatura de fusão e de ebulição 

À temperatura ambiente, os compostos orgânicos se encontram nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Isso prova que seus pontos de fusão e ebulição são menores do que em substâncias de origem inorgânica, uma vez que a maioria doscompostos inorgânicos se encontra no estado sólido. 

Compostos de origem orgânica apresentam interações intermoleculares mais fracas e por isso têm temperatura de ebulição e fusão mais baixas. 

Exemplos: 

- Gás butano (C4H10): o gás usado em isqueiros tem temperaturas de fusão (-138 °C) e ebulição (0 °C) baixas. 

- Etanol: líquido combustível com temperatura de fusão (-117 °C) e ebulição (78,3°C). 

Compare agora esses valores com a temperatura de fusão (T.F) e ebulição (T.E.) de um composto inorgânico sólido, o sal de cozinha (Cloreto de Sódio -NaCl). 

T. F do sal: 801 °C 
T.E. do sal: 1413 °C 

Como vemos, o sal inorgânico usado em nossa alimentação possui temperaturas de fusão e ebulição bem acima da T.F e T.E. dos compostos orgânicos. 

Solubilidade em água 

Essapropriedade se relaciona com a polaridade da molécula orgânica. 

Compostos orgânicos apolares: são praticamente todos insolúveis em água. Seguindo a regra: “Semelhante dissolve semelhante”, vemos a razão. Como a água é polar, ela não dissolve compostos apolares como gasolina, querosene, óleo diesel, etc. 

Compostos orgânicos polares: esses podem ser dissolvidos na água. Exemplos: açúcar, álcoolcomum, acetona etc.
-------------------------------------------------
Ponto de fulgor
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.
Pormistura inflamável, para a obtenção do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosféricosuficiente para iniciar uma inflamação em contacto com uma fonte de calor (isto é, a queima abrupta do gás ou vapor), sem que haja acombustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.Trata-se de um dado importante para classificação dos produtos combustíveis, em especial no que se refere à segurança, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento.
-------------------------------------------------
[editar]Exemplos
Combustível | Ponto de Fulgor | Auto-ignição |
Etanol (70%) | 16.6 °C (61.88 °F)[1] | 363 °C (685.40 °F)[1] |
Gasolina | -43 °C (-45 °F) | 246 °C (495 °F)...
tracking img