Combustíveis do futuro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre os Biocombustíveis, que são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais, da suas vantagens e desvantagens e da biomassa que abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção.

* Biocombustíveis
Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológicanão fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Eles são fontes de energias renováveis, o que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes. Liberam na atmosfera uma quantidade significativamente menor de poluentes em relação aos combustíveis derivados dopetróleo. Em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. Como exemplo, podem ser citados o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal.

* Tipos de Biocombustíveis:
Biodiesel: O biodiesel é derivado de lipídios orgânicos renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, para utilização em motoresde ignição por compressão (diesel). É produzido por transesterificação e é também um combustível biodegradável alternativo ao diesel de petróleo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição. É obtido a partir de óleos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja, algas.

Fórmula estrutural:

Fórmula molecular:

Bioetanol: Obioetanol é a obtenção do etanol através da biomassa, para ser usado diretamente como combustível ou se juntar com os ésteres do óleo vegetal e formar um combustível, a esse processo se dá o nome de transesterificação. O etanol é um álcool incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água, derivado da cana-de-açúcar, do milho, da uva, da beterraba ou de outros cereais, produzido atravésda fermentação da sacarose. Comercialmente, é conhecido como álcool etílico.
 Fórmula molecular: C2H5OH ou C2H6O.
Fórmula estrutural:
Fórmula espacial:

Biogás
Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade eacidez. Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico.
A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.

Biometanol
O metanol,também conhecido como álcool metílico, é um composto químico, líquido, inflamável, possui chama invisível, fundindo-se a cerca de -98 °C.
O metanol, ou ainda o álcool da madeira, pode ser preparado pela destilação seca de madeiras, mas atualmente é obtido pela reação do gás de síntese (produzido a partir de origens fósseis, como o gás natural), uma mistura de H2 com CO passando sobreum catalisador metálico a altas temperaturas e pressões. Esta reação é uma redução catalítica do monóxido de carbono, e processa-se a temperatura de cerca de 300°C e pressões de 200 a 300 atm. É utilizado como catalisador uma mistura de óxidos metálicos como óxido de cromo (III) (Cr2O3) e óxido de zinco (ZnO).[3]
A equação da reação é:
CO + 2 H2 → H3C-OH
Ele também pode ser produzido a partirda cana-de-açúcar.
Fórmula molecular: H3C-OH
Fórmula estrutural:
Fórmula espacial:

Vantagens e desvantagens do uso dos biocombustíveis
1. Vantagens de uso dos biocombustíveis
* Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global);
* No caso específico do Brasil, há...
tracking img