Combustão, chamas e teste de chama para cátions

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GUNTEMBERG PEREIRA OLIVEIRA
MICHAEL ALVARENGA LEITE
MURILO HENRIQUE DIAS

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA N° 04:
combustão, chamas e teste de chama para cátions

Relatório apresentado no curso deEng. Elétrica, como parte da composição da nota da disciplina de Química Experimental.
Prof. Adão Lincoln Bezerra Montel

Palmas
2011

INTRODUÇÃO

Na aula Prática de combustão, chamas e testede chama para cátions foi realizado experimentos de combustão de alguns compostos iônicos. Quando em combustão, esses compostos produzem uma chama de cor característica para cada metal constituinte docomposto. Ao aquecer CuSO4, a chama produzida será verde, devido ao cobre (Cu) presente no composto.
A explicação para a cor verde produzida pelo cobre é que, ao ser aquecido, os elétrons maisexternos (camada de valência) recebem energia. Mas, com isso, tornam-se instáveis e retornam para o estado de energia original: nesse retorno um fóton é liberado. A energia desse fóton é dada pelaexpressão:
E=hv
Onde E é a energia do fóton, h é a constante de Planck (6,6062693∙〖10〗^(-34) J∙s) e v é a frequência da luz emitida.
Assim, a energia E recebida pelo elétron é liberada na forma de luz emuma frequência de h=5,65∙〖10〗^14 Hz, que corresponde à luz verde.



MATERIAIS E MÉTODOS

Os equipamentos utilizados no experimento foram: Bico de Bunsen, alça de cromo-níquel; As substânciasutilizadas foram: Sulfato de cobre (CuSO4), Carbonato de Lítio (Li2CO3), CaCl3, KCl2, Cloreto de Bário (BaCl).
O experimento foi executado da seguinte maneira: com o auxilio da Alça de cromo-níquelpegamos uma pequena amostra de cada substância e aquecemos no bico de Bunsen. O mesmo procedimento foi realizado para cada uma das substâncias.
Obs.: Como só tínhamos uma alça de cromo-níquel foinecessário que se fizesse uma boa limpeza na alça após cada experimento. Para tal limpeza usou-se água deionizada e HCl concentrado, pois, assim, os íons ainda restantes seriam removidos.


 ...
tracking img