Combate a incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GLP- Gás Liquefeito de Petróleo
O gás de cozinha é combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono (propano 50% e butano 50%) extraídos do petróleo, podendo apresentar-se em mistura entre si e com pequenas frações de outros hidrocarbonetos. Ele tem a característica de ficar sempre em estado liquido quando submetido à certa pressão, sendo por isto chamadode gás liquefeito de petróleo (GLP). De fácil combustão, o GLP é inodoro, mas, por motivo de segurança, uma substância do grupo MERCAPTAN é adicionada ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico percebido quando há algum vazamento de gás. O GLP não é corrosivo, poluente e nem tóxico, mas se inalado em grande quantidade produz efeito anestésico e asfixiante.  O GLP é um dos muitosderivados do petróleo. Por ser o mais leve deles, é o último produto comercial resultante da cadeia de extração. Antes dele são produzidos os óleos combustíveis, a gasolina, o querosene, o diesel, a nafta e, finalmente, o gás liquefeito de petróleo. Depois de produzido, o GLP é mandado para as companhias de gás por caminhões e gasodutos. Nelas, o GLP é engarrafado nas diversas embalagens, sendo a de13 quilos a mais famosa, e segue para o consumo final. Para as indústrias, o GLP é vendido a granel.
Características dos Gases Derivados de Petróleo
Na pressão atmosférica, a temperatura de ebulição do GLP b de -30° C em estado gasoso é mais pesado que o ar: 1 m3 de GLP pesa 2,2 kg. Com isso, em eventuais vazamentos, acumula-se a partir do chão, expulsa o oxigênio e preenche o ambiente. Em estadoliquido o GLP é mais leve que a água, pesando 0,54 kg por litro.
ESTADO GASOSO | ESTADO LÍQUIDO |
1m3 de ar = 1,22 kg | 1 litro de água = 1kg |
1m3 de GLP = 2,2 kg | 1 litro de GLP = 0,54kg |

Vantagens do GLP
Comparado a outros combustíveis, o GLP apresenta vantagens técnicas e econômicas, associando a superioridade dos gases na hora da queima com a facilidade de transporte earmazenamento dos líquidos. Como gás, sua mistura com o ar é mais simples e completa, o que permite uma combustão limpa, não poluente e de maior rendimento. Liquefeito, sob suave pressão na temperatura ambiente, pode ser armazenado e transportado com facilidade, inclusive em grandes quantidades.
Armazenamento de GLP
Recipientes Transportáveis- São os recipientes com capacidade até 0,25 metros cúbicos, quepodem ser transportados manualmente ou por qualquer outro meio, não estando incluídos nesta classificação, os recipientes utilizados como tanque de combustível de veículos automotores.
Recipientes Estacionários - Recipientes fixos, com capacidade superior a 0,25 metros cúbicos.
A escolha do tipo de recipiente e da estrutura das instalações depende do uso que se pretende dar ao GLP. Osdiferentes conjuntos técnicos são definidos por normas técnicas e de segurança, que orientam tanto a fabricação de seus componentes como sua instalação.
Os botijões são fabricados com chapas de aço, capazes de suportar altas pressões e segundo normas técnicas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT). O gás dentro dos botijões encontra-se no estado líquido e no de vapor. Do volume dobotijão, 85% são de gás em fase líquida e 15% em fase de vapor, o que constitui um espaço de segurança que evita uma pressão elevada dentro do botijão.

Tipos de Recipientes Transportáveis
A escolha do tipo de recipiente e da estrutura das instalações depende do uso que se pretende dar ao GLP. As botijas de 2 kg (P-2) foram concebidas para operar sem regulador de pressão. São indicados parafogareiros de acampamentos, lampiões a gás e maçaricos para pequenas soldagens. A válvula de saída de gás é acionada por uma mola, que retoma automaticamente quando da desconexão.
P-2
Os botijões de 13 kg (P-13) e 5 kg (P-5) são os recipientes de gás mais populares do país. São usados basicamente para cozinhar, tanto nas residências como em bares e lanchonetes de pequeno porte. A válvula de...
tracking img