Combate a incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
PÓS GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO

Proteção e Combate a incêndios na Indústria ....

Alunos: Sebastião
Sérgio
Talita Pereira Medeiros Padilha

São Paulo, Setembro de 2012
Fundamentação teórica
Proteção e combate contra incêndios
O fogo é resultado de uma reação química de combustão, que desenvolve com alta velocidade, liberando energia na formade luz e calor. O fogo se propaga a partir dos seguintes elementos:
- Combustível
Elemento que alimenta o fogo e que serve de campo de propagação. Com poucas exceções todos os elementos são combustíveis.
Estado físico dos combustíveis - Sólidos (madeira, papel, carvão, plástico)
- Líquidos (gasolina, éter, óleos, acetonas)
- Gasoso (GLP, acetileno)
Quando os combustíveis forem sólidos oulíquidos, primeiramente serão transformados em gases, a fim de combinarem com o Comburente (O2) e formar, desta maneira, uma substância inflamável.
- Comburente
Elemento ativador do fogo, que da vida as chamas. O fogo em um ambiente rico em comburente desprenderá mais energia e maior quantidade de calor. No estudo de Proteção contra Incêndio somente será importante a combustão na presença doOxigênio.
- Calor
Elemento que dá início ao fogo e é a forma de energia que o faz se iniciar.

Métodos de combate a incêndio
Retirada do material
Consiste no ato de retirada do material, diminuição ou interrupção, com a devida segurança, do campo de propagação do fogo, do material ainda não atingido pelo fogo ou do próprio material incendiado.
Em incêndios em pilhas de materiais combustíveissólidos de depósitos, freqüentemente a extinção é feita com a remoção do combustível não queimado da área para uma local mais seguro. Em tanque de armazenamento de combustíveis líquidos incendiados a extinção pode ser feita através do bombeamento para outros tanques.
Resfriamento
Consiste na remoção do calor combustível, diminuindo a taxa de evaporação até que o fogo cesse. É o meio mais empregadopara combate a incêndio em materiais combustíveis comuns, sendo também o mais eficiente.
O agente principal utilizado para se realizar o resfriamento é a água, isto devido a sua abundância na natureza e sua alta capacidade de absorção de calor.
Abafamento
Consiste no ato de remover o oxigênio extinguindo o incêndio. Neste método é realizada uma cobertura com gás carbônico, espuma. Tetracloreto decarbono, ou outro líquido vaporizante, sobre a superfície do material incendiado, evitando que o oxigênio alcance o fogo.
Não haverá a reignição se a cobertura for mantida por um período suficiente para que o material combustível se resfrie abaixo de sua temperatura de combustão, caso não esteja presente nenhuma fonte de ignição.

A natureza do fogo a ser extinto é classificada em quatroclasses, de acordo com o material.
Classe “A” Fogo envolvendo materiais combustíveis sólidos, tais como: madeira, tecidos, papéis, borrachas, plásticos, e outras fibras orgânicas, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos. Nesta classe o efeito do resfriamento através da água ou soluções aquosas apresenta uma grande eficiência
Classe “B” Fogo envolvendo líquidos e/ou gasesinflamáveis ou combustíveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor e queimam somente em superfície. Nesta classe o efeito do abafamento ou exclusão do oxigênio, ou a interrupção da reação em cadeia é a mais eficiente.
Classe “C” Fogo envolvendo equipamentos e instalações elétricas energizadas. O uso de um agente extintor não condutor é de fundamental importância. Neste caso o material emcombustão pertence a classe A e B por natureza.
Classe “D” Fogo envolvendo metais combustíveis (pirofóricos) tais como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio, lítio, etc. São necessários extintores e técnicas especiais para o combate a incêndios desta classe.
Classe “K” Fogo envolvendo Incêndios em cozinhas tais como óleos vegetais, óleo de cozinha, a gordura e a banha, etc.
A “Classe...
tracking img