Combate ao desperdício de energia no ensino em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A energia nas suas mais variadas formas é indispensável a todas as atividades do homem e constitui um fator crítico para o desenvolvimento econômico e social. Até 2050, a procura de energia pode duplicar ou triplicar à medida que a população aumenta e os países desenvolvidos expandem a sua atividade. A energia e a sua utilização mais eficiente assume uma importânciaindiscutível no desenvolvimento sustentável. A falta de informação para os bons hábitos de consumo de energia é um obstáculo identificado no desenvolvimento de projetos quanto à eficiência energética, haja vista, que o desperdício está presente em todas as instituições e residências.

Durante nosso período de estágio na Escola Estadual Prof.ª Esther da Silva Virgolino podemos observar anecessidade da mudança do comportamento quanto à combater o desperdício de energia elétrica, e esse entraria na matéria de física como um apêndice, tornando-se um exercício de cidadania. Daí surge a nossa necessidade de fazer um projeto em cima do assunto em questão fazendo com que todos os alunos participem e se conscientizem da elevada importância do uso racional de energia.

A eficiênciaenergética é o quinto combustível, depois do carvão, da gasolina, dos renováveis e da nuclear, mas hoje em dia é a alternativa mais barata e não libera gases poluentes, podendo aperfeiçoar-se na forma de uma política pública de ensino voltada para a cidade de Macapá dentro da sala de aula.

Para aproveitar bem os recursos da natureza através das tecnologias desenvolvidas pelo ser humano,precisamos agir de forma racional. A energia elétrica é uma das que mais requerem cuidados, pois seu consumo moderado aumenta a eficiência energética sem desperdícios. Fazendo com que todos possam contribuir começando pela educação nas escolas.

A proposta deste projeto é usar um método diferente de ensinar as relações de potência e energia elétrica, em que se evita a simples memorização defórmulas ou repetição automatizada de procedimentos, em situações artificiais ou extremamente abstratas, para se trabalhar sim com essas fórmulas, porém inseridas em um problema real que é o uso racional de energia elétrica.

2. JUSTIFICATICA

Durante nosso período de estágio I na Escola Estadual Prof.ª Esther da Silva Virgolino podemos observar a necessidade da mudança do comportamentoquanto a economia de energia elétrica, haja vista, que a escola desenvolve um projeto durante o ano letivo denominado PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). É um programa do Governo Federal que tem como objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. Também, objetivaestimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais. Este projeto é desenvolvido na Escola pelo Professor Rogério Castelo, que orienta os alunos a participarem de ações que visem despertar o uso racional e consciente do consumo de energia e suas conseqüências para o meio ambiente. Mas é momentâneo, enem todos os alunos participam, por não ser um programa de caráter obrigatório.

Daí surge a nossa necessidade de fazer um projeto em cima do assunto em questão fazendo com que todos os alunos participem e se conscientizem da elevada importância do uso racional de energia, dentro do conteúdo da matéria de Física, já que a mesma tem como uma das finalidades retratar sobre as leis daeletricidade.

3. PROBLEMA

A eficiência energética é o quinto combustível, depois do carvão, da gasolina, dos renováveis e da nuclear, mas hoje em dia é a alternativa mais barata e não libera gases poluentes, deveria ser a primeira escolha devido a grande necessidade, assim ajudando a resolver até o desafio climático. Mas o alto consumo desnecessário reflete num preço elevado tanto para...
tracking img