Combate ao cupim de monte em pastagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os cupins ou térmitas são insetos sociais que vivem em colônias populosas organizadas em castas, com: indivíduos ápteros e alados. Vivem abrigados em ninhos denominados termiteiros ou cupinzeiros. (GALLO, Domingos et all 1.998).
Estima-se que existam aproximadamente 2.000 espécies de cupins no mundo todo, concentrados em regiões de clima tropical, subtropical e em minoria emzonas temperadas do planeta (STORER et all 1.995).
Os pequenos vilões das pastagens são uma das pragas mais comuns e prejudiciais à pecuária, cerca de 200 espécies diferentes habitam as pastagens das regiões sul, sudeste e centro- oeste e alguns estados do norte do Brasil (CARNEIRO, 1.999).
Baseando-se em estudos de que o cupim Cormitermes sp é uma das mais difundidas e danosas pragas dos camposde pastagens na região centro- oeste, convém enfocar que “ o nível de infestação” em algumas áreas é aproximadamente cem (100) ninhos por hectare (KOLLAR appud FERNANDES, 1.991)
Com o advento de estudos mais aprofundados em Ecologia e disciplinas voltadas á Educação Ambiental, suscita-se enfocar que não basta à humanidade a vã denominação de que alguns animais sejam considerados apenas como“pragas”. Como no caso dos cupins é necessário buscar conhecer a natureza e qual a função desses insetos aqui na terra.
Porém como na pecuária as margens de lucro são estreitas, a busca da eficiência e da alta produtividade na exploração leiteira e de gado de corte, obriga o produtor a combater todos os fatores negativos à atividade, entre eles os cupins, que com seus ninhos tomam espaços dos animais edificultam o manejo da boiada.
Objetiva este trabalho buscar informações sobre a densidade de ninhos de cupins cornitermes sp em pastagens de diferentes tipos de solo no município de Itaúba - MT , baseando-se em análises laboratoriais.
Numa perspectiva educativa, direcionada a estudantes, pecuaristas e trabalhadores da zona rural, indicar formas de aproveitamento do trabalho dos cupins,enquanto agentes essenciais do solo.
Demonstrar através dos dados coletados, as implicações que o cornitermes sp traz para a região de Itaúba.
Apresentar um estudo teórico – metodológico - científico sobre o solo em demonstração dos meios que influenciam os macro e microorganismos na terra.
Justifica-se um trabalho dessa natureza tendo aspecto de relevância social, quando aborda-se a questão daprevalência e proliferação de cupins, considerados como pragas pelos trabalhadores rurais que se vêem atormentados com a presença de seus ninhos.
É consenso de que hoje, não basta à população humana, o conhecimento teórico de que alguns animais sejam considerados cientificamente como pragas ou parasitas, ela vem buscando formas de entender a natureza da biodiversidade. A exemplo citemos aspessoas que se vêem às voltas com os famosos cupinzeiros: agricultores, pecuaristas e outros. Os cupins são tidos como os maiores devastadores de madeira: móveis, coxos, beiras de portas, resíduos sólidos deixados pelas construções e troncos de vegetais apodrecidos e por isso, as vítimas desses seres, passam a querer entender a sua origem. Existem vantagens ou só desvantagens por parte desses pequenosmas propalados insetos?
Neste estudo, percebe- se que os cupins, tem funções importantes na própria evolução dos solos, mas são funções que não beneficiam o ser humano, mas especificamente o solo, similar aos anelídeos (minhocas) “....que auxiliam o processo de decomposição que fertiliza o solo. Além disso, elas escavam túneis no solo, o que facilita a respiração das raízes das plantas. Em suaatividade de escavação, as minhocas podem movimentar, em um ano, cerca de 5 toneladas de solo por Km².” (AMABIS & MARTHO, 1997). Entretanto, esses serviços são dispensáveis ao ser humano que quer um retorno imediato nas suas práticas e atividades econômicas, preferem criar gado e consequentemente necessitam plantar forrageira ao invés de criar atividades que ocupem as funções naturais dos...
tracking img