Comandos sql server

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
inuar vendo os comandos DML, desta vez veremos o SELECT. Confiram:

Select – O Select é o principal comando usado em SQL para realizar consultas a dados pertencentes a uma tabela. Por meio dessesimples comando, podemos retornar dados para outros comandos SQL e também para outras aplicações.
 Para exibir todas as colunas da tabela Clientes, uso SELECT * FROM CLIENTES, já para exibir algumascolunas, devemos substituir o uso do asterisco pelos respectivos nomes das colunas, como por exemplo SELECT  NomeCliente, EnderecoCliente FROM CLIENTES.
 Usando Alias – o nome de uma coluna pode sersubstituído por uma espécie de apelido, criado para facilitar sua visualização ao usuário. Esse apelido é chamado de Alias. Vamos tomar como exemplo novamente nossa tabela de clientes abaixo:

 Osnomes das colunas são, na ordem que aparece acima, CODCLIENTE, NOMECLIENTE,  ENDERECOCLIENTE, FONECLIENTE, EMAILCLIENTE,
SALARIOCLIENTE e DATACLIENTE. Para que elas fiquem com um nome melhorapresentável ao usuário, como na imagem acima, faça a seguinte instrução:

 Não é necessário usar a cláusula AS para obter o resultado desejado. Entretanto, como boas práticas, diversos usuários preferem manteressa cláusula para facilitar a identificação do alias. Podemos omitir o AS ou trocá-lo por um sinal de igual.
 Como você pode perceber na imagem, quando queremos dar um nome composto ao Alias, temosque colocá-los entre colchetes.
Coluna Virtual –  Podemos também criar uma coluna virtual usando o Select, ou seja, podemos exibir uma coluna não disponível fisicamente na tabela. No exemplo abaixo,a coluna Tipo de Cliente não faz parte do banco de dados, mais por meio do Select, podemos defini-la como existente:

Exibindo um cálculo – Nem sempre é necessário gravar o resultado de um cálculopara que esse valor seja exibido na tabela. Por exemplo, imaginemos que o salário dos clientes possui um aumento de 10%. Desejamos visualizar esse aumento, mais não inseri-los no banco. Para isso,...
tracking img