Comandos ms-dos (prompt de comando)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade Curricular – Sistemas Operacionais
Prof. Angelo Gonçalves da Luz
Comandos MS-DOS (Prompt de Comando)

Nome:
Introdução
Nesta atividade serão realizadas práticas com uso do prompt de comando do Windows XP. Serão detalhados alguns dos comandos principais que eram utilizados no sistema enfocando a manipulação de arquivos e navegação no sistema de arquivos e diretórios das unidades dedisco do computador além de comandos em geral. Estes comandos são importantes para familiarizar-se com o prompt de comandos e também com o uso de parâmetros, que são utilizados em todas as linguagens de programação existentes.
O MS-DOS é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft que por muito tempo foi utilizado como base para todos os sistemas Windows que foram desenvolvidos. Tambémfoi por um bom tempo o principal responsável por automatizar a execução de programas que fizessem a interação com sistemas Windows 9x.
Cada lançamento subsequente do MS-DOS é chamado de uma nova versão, sendo estas versões numeradas. À medida que iam sendo feitos melhoramentos, a Microsoft lançava outras versões. A primeira versão do DOS foi a 1.0, passando em seguida a 2.0, e depois a 3.0, 3.1,3.2 e 3.3. Após esta, a Microsoft lançou no mercado a 4.0, 4.01 e a 5.0, seguidas pelas versões 6.0, 6.20 e 6.22.
Com o lançamento do Windows 95, muitos acreditaram que o DOS estava com os seus dias contados. Por mais esforço que a Microsoft tenha feito nos últimos anos, sofisticando e aprimorando as gerações 9x (Windows 95, 98 e Me), elas sempre tiveram embutida a dependência para com oMS-DOS. O Windows XP é o primeiro sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para usuários domésticos, que realmente é independente do DOS. O DOS ainda tem muito a oferecer e, por um bom tempo, ainda terá significativa importância no mercado de trabalho, respondendo pelo seu legado de mais de duas décadas de existência.

Descrição da atividade:
A atividade deve ser realizada em uma máquinavirtual Windows XP.
Preencher a tabela de códigos utilizando o prompt de comando do Windows.

Responda as questões no decorrer do documento setando o comando(s) para realizar a ação.

Note que entre colchetes há um número. Este número indica quantos exemplos de aplicação do comando são exigidos. Um exemplo pode ser visto na primeira linha da tabela de códigos, onde se tem “dir [3]” e na coluna“Exemplo” é dado 3 exemplos de aplicação do comando seguido de uma descrição (item fundamental). A coluna “descrição”, como o próprio nome sugere é para uma breve descrição da utilidade do comando.

Dicas:
Para ver uma descrição dos comandos digite: “nome_do_comando /?”. Por exemplo, para ver uma descrição do comando DIR e seus parâmetros é necessário digitar: dir /?.

Clicando no ícone que seencontra no canto superior esquerdo da janela do prompt, selecionar texto, copiar e colar, você deverá clicar com o botão direito do mouse dentro da própria janela e escolher a opção no menu que se abre.

A opção /t:fg permite alterar as cores do interpretador de comandos. Por exemplo, digite cmd /t:17 e a tela vai ficar com as letras em branco num fundo azul. O f representa a cor do texto e o ga cor do fundo.

Relação das cores que podem ser usadas:

0 – preto
1 – Azul
2 Verde –
3 – Cian
4 – Vermelho
5 – Roxo
6 – Amarelo
7 – Branco
8 – Cinza
9 - Azul claro
A - Verde claro
B - Cian claro
C - Vermelho claro
D - Roxo claro
E - Amarelo claro
F - Branco claro

Caracteres-Chave

O DOS aceita dois caracteres-chave:
? (ponto de interrogação) - que substitui qualquercaractere;
* (asterisco) - que substitui qualquer grupo de caracteres.
Estes “coringas”, como também são chamados, possibilitam especificar vários arquivos em uma única identificação de um comando.

Exemplos:
*.* - Todos os arquivos.
*.DOC - Arquivos com qualquer nome e com a extensão DOC.
CAIXA.* - Arquivos com o nome CAIXA e com qualquer extenso.
*. - Todos os arquivos sem extensão,...
tracking img