Comandos dos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comandos do DOS

PROMPT
As funções do DOS são padronizadas e independentes do hardware de cada computador. Por outro lado, cada PC tem funções básicas elementares peculiares ao seu projeto eletrônico. Por isso, precisa ter um programa que decompõem as funções padrões do DOS nas suas funções elementares. Chamado de BIOS (Basic Input/Output System), esse programa é gravado em memória permanentena placa-mãe do PC e tem a função de dar partida na operação BOOT, ativando o DOS e atuar durante toda a operação, fazendo a ligação entre o DOS e o hardware.
Antes de irmos aos comandos, veremos primeiro o que é PROMPT:
PROMPT é o chamado sinal de prontidão, pois indica que o computador está pronto para receber instruções. Ele mostra também sua localização, ou seja, em que drive (unidade dearmazenamento) e diretório você está trabalhando. Veja o exemplo:
C:\DOS>_
O exemplo indica que você está no drive C:\, na pasta DOS. Ao lado do sinal >, há um "tracinho" piscando, chamado CURSOR. Ele indica aonde vai aparecer os carecteres que você digitar.
COMO ACESSAR O DOS
Para acessar o DOS existe, basicamente, 3 formas. Se você estiver no Windows 98, basta clicar em Iniciar/Desligar eescolher "Reiniciar o computador em modo MS-DOS". Outra forma no Windows é, clicar em Iniciar/Programas e selecionar "Prompt do MS-DOS". Mas está última acessará o DOS com o Windows ainda carregado, o que significa que alguns comandos podem não funcionar. Se estiver com o computador desligado e quiser ir direto para o DOS, sem passar pelo Windows, fique clicando em F8 até um lista aparecer.Escolha "Somente Prompt de Comando", que normalmente é o penúltimo item.
Vale lembrar que, se você usa o Windows Millenium ou superior, o acesso ao DOS não é tão simples, visto que este sistema operacional é menos dependente do DOS do que o Windows98 ou 95. Se você quiser usar o DOS no WinMe, terá que reiniciar o computador com o disquete de boot, criado no próprio WinMe.
Outra coisa que vale lembraré que você pode não ter o DOS completo se usa o Win98 ou 95. Isso porque o DOS completo era para ser usado sozinho, como um sistema operacional único. Com o Windows, alguns comandos foram retirados e deixado somente os essenciais. Mas você pode copiar os outros comandos para o seu computador, se tiver uma cópia do DOS completa.
EXECUTANDO OS COMANDOS
Antes de começarmos a ver os comandos, énecessário saber como executá-los. No prompt, você verá o cursor piscando. Isso significa que você já pode digitar. Depois de ter escolhido o comando, tecle Enter. Aqui, para exemplificar usaremos o modelo de prompt "C:\Windows>", mas vale lembrar que "C" pode ser qualquer unidade de disco no seu computador. Normalmente a letra A indica a unidade de disquete. E "Windows" pode significar qualquerpasta dentro da unidade que você está trabalhando. Mas, é importante saber que o DOS geralmente não visualiza nomes de arquivos com mais de 8 caracteres. Por isso, a pasta Meus Documentos, por exemplo, fica assim: MEUSDO~1.
COMANDOS:
DATE
Comando que atualiza a data do sistema operacional:
DD - DIA Dígito entre 1 - 31
MM - MÊS Dígito entre 1 - 12
AA - ANO Dígito entre 80 - 99
Separadores:Hífen ( - ), Barra ( / ) ou Ponto ( . )
Exemplo:
C:\>DATE
O Sistema apresentará a seguinte tela:

Em seguida, digita-se a data atual e pressiona-se Enter.
TIME
Comando que atualiza a hora do sistema operacional:
hh - Horas - Dígito entre 0 - 24
mm - Minuto - Dígito entre 0 - 59
ss - Segundo - Dígito entre 0 - 59
Separadores: Dígito Pontos ( : ) ou Ponto ( . ).
Exemplo:
C:\>Time
OSistema apresentará a seguinte tela:

Em seguida, digita-se a hora atual e tecla-se Enter.
VER
Comando que mostra a versão do sistema operacional:
C:\>VER
DIR
Comando que mostra a lista de arquivos de um diretório (pasta). Este comando pode conter algumas variações para obter-se uma resposta diferente:
* /P Lista o diretório com pausa, usado quando a pasta encontra-se com v�rios...
tracking img