Comando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS MILITARES E SEGURANÇA PÚBLICA



LADISLAU SZEZYPIOR NETO – Al Of PM














TRABALHO DE COMANDO E SUAS INFLUENCIAS PARA O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DO OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR















Manaus-AM
2012

LADISLAU SZEZYPIOR NETO – Al Of PMTRABALHO DE COMANDO E SUAS INFLUENCIAS PARA O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DO OFICIAL DA POLÍCIA MILITAR












Trabalho de pesquisa solicitado pelo instrutor Cel QOPM RAIMUNDO OLIVEIRA FILHO, para fins avaliativos e obtenção de nota a Disciplina Trabalho de Comando.









Manaus-AM
2012
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 04CAPÍTULO I

Generalidade 04

Cadeia de Comando da Polícia Militar do Amazonas............................06

CAPÍTULO II

Conceito e Origem 05, 06 e 07

CAPÍTULO III

Estrutura de Comando 05, 06 e 07

CAPÍTULO IV

Cadeia de Comando 05, 06 e 07

CONCLUSÃO 08


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

I - INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por escopo tratar das questõesque implicam em Trabalho de Comando e as suas influencias para o exercício das funções do Oficial, pois entender e implementar o Trabalho de Comando é uma necessária e importante ferramenta para nos dar capacidade de prover condições para o exercício da autoridade e da direção para o cumprimento das missões designadas, assim o Trabalho de Comando representam métodos de planejamento que selecionea melhor resolução dos problemas Polícias – Militares.

II - GENERALIDADES

Para abordar o tema efetivamente se faz necessário antes de mais nada um estudo perfunctório sobre princípios doutrinários e conceitos sobre Comando norteando desta forma a organização e o funcionamento de um Estado – Maior da Polícia Militar do Amazonas, tema que será abordado no desenvolvimento destetrabalho.

Foram definidos conceitos e princípios doutrinários de suma importância para um melhor entendimento do tema em questão, tendo como base o Manual de Trabalho de Comando elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais e a Doutrina Militar do Exército de Comando e Controle (MD31 - D - 03).

III - CONCEITUAÇÃO

a) COMANDO

Conforme a Doutrina Militar do Exército deComando e Controle (MD31 - D - 03) é uma Ciência e Arte que estuda o funcionamento de uma cadeia de comando e, nessa concepção, envolve, basicamente, três componentes: Autoridade, Processos e Estrutura.

Cabe destacar ainda, o conceito de Comando apresentado pelo Manual de Trabalho de Comando elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais: É um conjunto de ações desenvolvidas pelocomandante e seus assessores (Estado – Maior), visando atingir os objetivos da Organização.

b) COMANDANTE

Importante frisar os verbos que definem um Comandante: Planejar; Organizar; Gerenciar; Coordenar e Controlar. Portanto, todos os verbos citados visam o emprego das forças de um Comandante, desta forma, ele se torna o único responsável pelas suas decisões, assim qualquer tomadade decisão é de exclusiva responsabilidade do comandante.

De acordo com o Manual de Trabalho de Comando elaborado pela Polícia Militar de Minas Gerais: Comandar é assumir o compromisso com o resultado da atividade de várias pessoas que trabalham em conjunto. O Comandante tem a responsabilidade direta sobre a realização dos objetivos de sua organização.




c) ESTADO - MAIORConforme o Manual de Trabalho de Comando da PMMG, assim define: É um corpo de Oficiais qualificados, que tem por finalidade assessorar o comandante no exercício de comando.

d) ESCALÕES DE COMANDO

O referido Manual citado nos trás a seguinte definição São os diferentes níveis de Comando que compõem a corporação, organizados em estrutura escalar (ou vertical, ou...
tracking img