Comando e controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 155 (38569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I




O PROBLEMA




1 - Introdução


Entre as instituições do governo moderno, a Polícia ocupa uma posição que desperta um interesse especial: ela é, ao mesmo tempo, a mais conhecida e a menos compreendida de todas elas. A mais conhecida porque, mesmo os membros minimamente informados da sociedade sabem de sua existência, são capazes de pedir pelos serviços que elaproporciona com notável eficiência, e sabem como se conduzir na presença dela.
Até que ponto a polícia é conhecida, e como ela interfere nas vidas das pessoas, isso varia consideravelmente na escala da desigualdade social. Mas, para conceber pessoas que não tenham contato com a polícia, é preciso trazer à mente imagens de um isolamento virtual completo ou de enorme riqueza e poder. Ao mesmotempo ela é a menos compreendida porque, ao serem convocadas para explicar em que termos e para que fins o serviço policial é estabelecido, as pessoas são incapazes de ir além do lugar comum mais superficial e equivocado.
Entende-se que a crescente complexidade dos problemas de Segurança Pública esteja intimamente ligada à própria evolução da civilização humana, desde o domínio daagricultura e a fixação das primeiras tribos, aos complexos e atuais conglomerados urbanos.
O homem é um ser em constante processo de aperfeiçoamento, tornando o mundo mais habitável ao resolver os problemas que a vida lhe apresenta. A razão humana é histórica, e adquire novas formas no decorrer do tempo. A ação do homem, inicialmente reativa ao ambiente, é lentamente elucidada por um esforço dequestionamento, um trabalho de conceituação e previsão, que vai se tornando cada vez mais complexo, geral e abstrato, permitindo viver em pensamento, pela razão, a situação que pretende dominar.
Também se concebe que a capacidade de proceder metodicamente nos mesmos atos, sabendo o porque fazer e como fazer, é que dá uma qualidade nova, uma finalidade consciente, crítica, subjetiva e abstrataàs ações humanas. O método científico é uma conquista recente da humanidade, surgindo no século XVII, com Galileu Galilei. A Informática é ainda mais atual, com os primeiros computadores surgindo como resultado do esforço bélico da II Guerra Mundial(1939-1945).
A criminalidade organizada com emprego de violência, corrupção e ocupação de áreas geográficas em larga escala, com atividadestransnacionais, é um fenômeno recente, surgido após a segunda metade do século XX, com a urbanização descontrolada, explosão demográfica e desenvolvimento acelerado dos meios de transporte, processamento de dados e comunicações.
É perceptível que os Estados não se ajustaram à velocidade da evolução da atividade criminosa e urge que tal questão seja tratada à luz da Ciência, incorporando àSegurança Pública o rigor intelectual, as invenções e descobertas responsáveis pelo desenvolvimento sem paralelo dos últimos cem anos.
Particularmente no âmbito militar, a humanidade avançou de tal forma, que não pode, ou quer, resolver os problemas de desigualdades sociais, razão maior da violência criminal, mas é capaz de exterminar milhões de pessoas em guerras, e desde a década de 60do século passado, destruir por completo a vida na Terra. Os métodos, conceitos e meios técnicos disponíveis para resolver questões militares críticas, por ironia, servem também para controlar a criminalidade, prestar socorro em acidentes, catástrofes, em última instância salvar vidas.
Crê-se que com a instituição de um sistema de apoio à decisão, SAD, somado a doutrina de Comando, Controle,Comunicações e Inteligência, C3I, para auxiliar o pessoal em todos os níveis, da cúpula da Corporação ao policial na atividade fim de patrulhamento ostensivo e preservação da ordem pública, será possível trazer a eficiência e a eficácia de ferramentas militares para servir de base a uma nova era na atividade de controle do crime e proteção à sociedade. Com isso, poderão ser criadas condições...
tracking img