Comando e controle

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS MILITARES E SEGURANÇA PÚBLICA



LADISLAU SZEZYPIOR NETO – Al Of PM














COMANDO E CONTROLE E AS INFLUENCIAS PARA O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DO OFICIAL SUBALTERNO DA POLÍCIA MILITAR















Manaus-AM
2012

LADISLAU SZEZYPIOR NETO – Al Of PMCOMANDO E CONTROLE E AS INFLUENCIAS PARA O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DO OFICIAL SUBALTERNO DA POLÍCIA MILITAR



Trabalho de pesquisa solicitado pelo instrutor Cel QOPM OLIVEIRA FILHO, para fins avaliativos e obtenção de nota a Disciplina Instrução Militar.
















Manaus-AM
2012

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 04CAPÍTULO I

Conceito e Origem – Comando e Controle 04, 05



CAPÍTULO II

Comando e Controle – Aplicabilidade e Eficácia 05, 06 e 07



CONCLUSÃO 08



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem por escopo tratar das questões que implicam em Comando e Controle e as suas influencias para o exercício das funções do Oficial Subalterno, poisa segurança é a prioridade para os governos dos estados, assim o Comando e Controle representam um avanço sem igual no conceito de segurança.

Para abordar o tema efetivamente, necessário fazer antes de mais nada um estudo perfunctório sobre Comando e Controle, tema que será abordado no primeiro capítulo.

Foram definidos conceitos de suma importância para um melhorentendimento do tema em questão, dentre estes estão os conceitos de Comando e Controle e as suas influencias para o exercício das funções do dia a dia de um Oficial Subalterno.

No segundo capítulo o enfoque é no tema em específico tratando-se do Comando e Controle propriamente ditas, suas aplicabilidades e eficácias no exercício das funções do Oficial Subalterno, mas antes abordaremos noplano do escalão superior para melhor compreendermos a utilização dessa ferramenta Comando e controle, e por fim a importância em aperfeiçoar e aplicar essa ferramenta no cumprimento das missões.

Através deste trabalho, compreenderemos o grande significado e valor de se implementar o Comando e Controle para o cumprimento das missões, tornando a execução mais rápida e eficiente,influenciando, desta forma, no exercício das funções do Oficial Subalterno ( executante da missão).




CAPÍTULO I

CONCEITO E ORIGEM – COMANDO E CONTROLE




Neste capitulo iremos conceituar Comando e Controle e sua origem:

De acordo com Wikipédia, a enciclopédia livre, Comando e Controle (do inglês: Command and control), ou C2, pode ser definido como o processo dedireção por pessoa ou autoridade legalmente ou legitimamente investida na utilização dos recursos colocados à disposição.

Para reforçar o entendimento, o termo Comando e Controle (C2) é de origem militar e corresponde ao exercício da autoridade e da direção de um comandante propriamente designado para uma força com o objetivo de cumprir uma determinada missão.Estes processos envolvem dois componentes principais:
- A capacidade de dirigir a ação de uma determinada unidade hierarquicamente subordinada através de ordens (o componente comando);
- A capacidade de uma unidade de reportar à hierarquia a qual se subordina, sua situação, localização e ação no cumprimento de ordens (o componente controle).CAPÍTULO II

COMANDO E CONTROLE – APLICABILIDADE E EFICIÊNCIA




Segurança é a prioridade para os governos dos estados, desse modo, desenvolveram e aperfeiçoaram uma ferramenta, ou seja, (C2) Comando e Controle, que representa um avanço sem igual no conceito de segurança.

Cabe frisar ainda, que Comando e Controle são utilizados em todos os escalões, seja no escalão...
tracking img