Com base no texto de introdução ao estudo do direito – ied da autoria de tércio sampaio ferraz jr., explique o desenvolvimento histórico-social a partir das formas de atividade humana e como isso afetou a experiência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base no texto de Introdução ao Estudo do Direito – IED da autoria de Tércio Sampaio Ferraz Jr., explique o desenvolvimento histórico-social a partir das formas de atividade humana e como issoafetou a experiência jurídica em cada estágio da cultura.
Na antiguidade existia na cultura local dois tipos de esfera a PRIVADA e a PÚBLICA:
1. Na ESFERA PRIVADA: O homem realizava atividadehumana com o único objetivo de suprir as suas necessidades (alimentar, repousar, procriar), onde o centro de suas relações era a vida familiar, essa atividade que o homem desenvolvia, segunda aterminologia de Hannah Arent, chama-se labor ou labuta e era realizada na sua casa (oikia), onde o homem era o único governante, o homem que labuta denominava-se animal laborans e nesta condição não havialiberdade, pois ele era submetido às necessidades da natureza, e buscava sua utilidade no sentido dos meios de sobrevivência.
2. Na ESFERA PÚBLICA: Onde o homem encontrava-se com outros homens iguais aele na Polis (cidade) ou Civitas, eram livres da condição do labor, e podiam dialogar, pensar, discutir, sua atividade era de AÇÃO, onde o fazia juntamente com outros homens de igual condição, essahomem denomina-e politikon zoon, o animal político, esta ação era ilimitada e buscava uma estabilidade das coisas políticas de modo geral, através da virtude desta ação, ou seja da intenção doobjetivo. A ação diferente do labor, dignificava o homem.

Surgi então uma outra atividade humana que foi denominada de trabalho, que não era uma atividade considerada fútil como o labor e ação, sendodominada pela relação meio/fim, ou seja, se trabalhava através de meios com o objetivo de um fim e de algo que representasse um bem de consumo, não perecível e que tivesse permanência do mundo.

NaAntiguidade então definiu-se que o direito é o resultado de uma ação, conferindo a ele a virtude de justiça, enquanto que a legislação representava o trabalho de um legislador, ou seja o direito e a...
tracking img