Comércio internacional - uma breve abordagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Uma breve abordagem

APRESENTAÇÃO
O comércio internacional é um dos principais meios na qual se definem as possibilidades de desenvolvimento de um país. O estabelecimentode relações comerciais justas tornou-se igualmente uma das principais preocupações de várias organizações internacionais, entre as quais as Nações Unidas, porque as regras que pautam osrelacionamentos, econômicos entre os povos serão em grande parte responsáveis pelas suas reais possibilidades de integração na comunidade global.
O debate sobre o que ocorre no âmbito do comércio internacionalhoje faz parte de nosso cotidiano. Está nos noticiários dos jornais e da televisão. Adquire visibilidade nas discussões sobre os preços de produtos importantes da pauta brasileira de comérciointernacional. Assim sendo, a compreensão do que se discute e a fundamentação das principais escolhas com as quais o país se depara passaram a ser também importantes para o entendimento dos posicionamentospolíticos e governamentais em relação ao tema do comércio internacional. Para além dos chavões e do discurso superficial, torna-se cada vez mais relevante formar a opinião pública sobre os dilemasenvolvidos nessa esfera da política nacional que cresce em importância à medida que o Brasil se descobre parte de um mundo maior e nele busca se projetar.
Há uma consciência crescente de que, para a proteçãodos interesses de um país, é preciso que a sociedade se informe e participe das decisões relacionadas aos acordos internacionais de comércio em áreas que vão da formação de blocos econômicosmacrorregionais, até legislações sobre patentes e propriedade intelectual. O aumento das informações sobre os custos e benefícios — políticos, econômicos e sociais — das escolhas com as quais o país sedefronta contribui para decisões mais conscientes, de melhor qualidade e, principalmente, mais democráticas.
Os impactos do comércio internacional sobre o crescimento econômico, a distribuição de renda...
tracking img