Comércio eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC: Comércio Eletrônico - Comércio.com
CESUMAR - Centro Universitário de Maringá
2007
RESUMO
O comércio eletrônico é relativamente algo recente. Ele se difundiu apartir da década de 80 com a popularização da internet. As primeitas transações de dados pela internet é dadata da década de 70, nos Estados Unidos, com a criação dos fundos esletônicos de trasnferência (EFT).
A montadora de carrosRenault faz uso da sua página na internet para divulgar os seus produtos. Recentemente ela criou o serviço de vendas e compra de produtos da marca através do site da empresa. Esse serviço ficou ativo por três anos. As empresas têm se esforçado para criar sites de venda prático, de fácil navegação e até com preços mais baixos. Mesmo com tantos atrativos, os clientes ainda preferem adquirir seusprodutos da forma tradicional.
Palavras-chave: Comércio eletrônico – internet – Renault.
SUMÁRIO
1.2. CONSIDERAÇÕES GERAIS
1.3. OBJETIVOS
1.3. 1OBJETIVO GERAL
1.4. JUSTIFICATIVA
2. GLOBALIZAÇÃO
3. COMÉRCIO ELETRÔNICO
3.1. NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL
3.4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
3.4.1. VANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
3.4.2. DESCAVANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
4.VANTAGENS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
5. O BRASIL E O COMÉRIO ELETRÔNICO
6. O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL
6.1. E-COMMERCE
6.2.1 VANTAGENS DO E-COMMERCE
6.3 FATURAMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO BRASIL
7. DIREITO DO CONSUMIDOR NA VENDAS PELA INTERNET
8. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
8.1. IDENTIFICAÇÃO
8.2. RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA
8.3. DIVISÃO TÉCNICA DE TRABALHO NA EMPRESA
8.4.PRODUTOS E SERVIÇOS
8.5. CADEIA DE SUPRIMENTOS
8.6. HISTÓRICO DA EMPRESA
8.7. POLÍTICA AMBIENTAL DA EMPRESA
9. METODO E PROCEDIMENTO DA PESQUISA
9.1. DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
9.2. POPULAÇÃO/AMOSTRAS/SUJEITOS DA PESQUISA
9.3. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
10. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
10.1. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS
11. ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS
12. CONCLUSÃO13. REFERÊNCIAS
ANEXO 1 - Questionário22
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende analisar, de maneira geral, o serviço de vendas on-line da empresa Renault. Sendo o ramo de atuação da mesma a venda de veiculos, o foco desta análise se dará na satisfação do cliente com relação a compra de carros pela internet. Sabemos que desde a década de 70 estávamos dando início à era do comércio eletrônico.Segundo RIBEIRO (1998), o comércio eletrônico é o ato de comprar e vender via internet, e por isso, acaba se tornando uma ferramenta para as empresas, consumidores e dirigentes, que vêem nesse segmento de mercado uma forma de cortar custos.
É nesse contexto que pretendemos analisar o serviço prestado pelo site da montadora Renault, onde ela disponibiliza em sua página na internet o serviço devendas on-line. Em qualquer segmento de mercado, o que mais importa para uma empresa, é a satisfação do cliente, pois isso, aumenta a possibilidade dele efetivar uma segunda compra.
1.2. CONSIDERAÇÕES GERAIS
A Renault tem investido no comércio eletrônico, recentemente a empresa colocou a venda sua página na internet o modelo Clio Autentique. O carro está disponível em várias cores e opcionais,como ar-condicionado, air-bag e pintura metálica. O preço sugerido pela empresa é de R$ 25.490,00. O internauta pode pagar o veículo à vista ou financiá-lo em até 36 meses, com juros que variam de 0,99 % a 1,89% ao mês.
O frete do veículo está incluso no preço final ao consumidor. O internauta também pode fazer o seguro no momento da compra, tudo feito pela internet. A entrega do produto é realizadana concessionária que o internauta escolher, na data combinada e após o pagamento do sinal de R$ 990,00. O valor pedido como garantia da compra pode ser pago através de boleto bancário, cartão de crédito ou debito em conta corrente. Mas será que todos os clientes se satisfazem com os serviços que o site disponibiliza?
1.3. OBJETIVOS
1.3.1. OBJETIVO GERAL
Analisar os serviços on-line de venda...
tracking img