Colégio São Rafel Trabalho De Lipeira

1650 palavras 7 páginas
Colégio São Rafel
Aluno: Felipe de Matos Rocha
Série: 1 Ano Ensino Médio
Turma: B

Trabalho de Geografia

Salvador 2015

Trabalho
De
Geografia

Trabalho das cidades de São Félix
Maragogipe e Cachoeiras e suas
Geografias Locais

Colégio São Rafael
Aluno: Felipe de Matos Rocha
Série: 1 Ano Ensino Médio
Turma: B

Salvador 2015

São Félix
1.Constituição Geográfica de São Félix
São Félix é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se à latitude 12º36'17" sul e à longitude 38º58'20" oeste, com altitude de 45 metros. Sua população estimada em 2013 era de 15 004 habitantes, distribuídos em 95,97,1 km² de área.Está cravada entre o rio e a serra. Do lado direito tem o Paraguaçu, rio que reflete a imagem da cidade vizinha, Cachoeira. Do lado esquerdo, tem um dos mais belos visuais da região: um grande morro, que pode ser mais explorado quando subimos a estrada íngreme e cheia de curvas, a qual dá acesso ao município de Muritiba.
A cidade teve importante função de terminal tropeiro, pois dela partia a “Estrada das Minas”, que passava por Rio de Contas, na Chapada Diamantina, chegando até Minas Gerais e Goiás, usada pra fazer transporte de diversos tipos de cargas.
Com história muito parecida à de Cachoeira, foi durante o século XVIII e primeira metade do século XIX que a povoação de São Felix experimentou seu maior desenvolvimento, resultante da atividade comercial. Por muito tempo, a área que margeia o Rio Paraguaçu abrigou depósitos e armazéns de fumo e três grandes fábricas de charuto, que deram ascensão econômica à região.

2.História e Cultura de São Félix
A arquitetura da cidade segue o estilo barroco, colonial, com prédios datados dos séculos XVII, XVIII e XIX, emoldurada por uma linda paisagem: o rio Paraguaçu, o vale onde se encrava a Cidade e sua zona rural, com regiões montanhosas e belos vales compõem o cartão postal que é a Cidade de São Félix, denominada Cidade Presépio por sua singular conformidade, cujas moradias se instalam do

Relacionados