Colégio Montesori - Chile

321 palavras 2 páginas
Colégio montesori - (Santiago, CHILE)

Arquitetos:. Alejandro Aravena, Claudio Blanco
Colaborador:. Marcela Guevara
Projeto: 2001
Construção: 2001.
Área: 1000 m2
Localização: Santiago, Chile.
Fotografias: Tadeuz Jałocha.
 Endereço: Santiago, La Reina, Santiago Metropolitan Region, Chile

Nós fomos chamados para construir 6 salas de aula, 2 vestiários e escadas de segurança que faltava em um edifício existente. O cliente nos contratou apenas porque a lei chilena exigia que fosse contratado um arquiteto. Nos foi dado três meses para projetar e construir, além de um orçamento de US $ 200 por m2, muito restrito. e mesas de madeira imitando cimento que o cliente tinha como se forçasse o uso para o revestimento.

Nós decidimos transformar a escassez (de tempo, orçamento e disposição do cliente) na abstração. Esta arquitetura de emergência abriu o caminho para formas automáticas e secas, que os clientes em circunstâncias normais, nem sempre estão dispostos a aceitar.
Nós queríamos que esas formas fossem uma mera estrutura, capaz de resistir a terremotos, mas com funcionáis “efeitos colaterais”. Por exemplo: os cantos duros que fazem os volumes estáveis, são cóncavas em vez de convexo, então eles distinguiram as áreas de trabalho dentro da sala de aula, que estão na base desse sistema educacional. A grade estrutural regular e até mesmo monótona, tem as lajes ou na parte superior, ou na parte inferior das vigas para reforçar o desempenho dos cantos. Portanto, há uma certa overdose de arestas.

Graças às muitas restrições que nos foram dadas, fomos capazes de acessar uma certa liberdade artística (somente onde existem regras, a liberdade é possível). Por exemplo, o revestimento de imitação de madeira que nos deu, é fabricado seguindo 7 padrões diferentes. Em vez de colocar esses padrões longe um do outro, como recomendado pelo fabricante, nós colocamos todos juntos. Em seguida, apareceu em uma espécie de "nuvens de regularidade", a verdade do

Relacionados