Colunas arquitetonicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição COLUNA

Elemento estrutural de sustentação. Ao longo da história da arquitetura. A coluna costuma ser caracterizada por uma estrutura mais esbelta e esguia em prumo (tradicionalmente de secção cilíndrica podendo também ser poligonal) e que acarreta um significado histórico, decorativo e simbólico mais acentuado. Pode ser de pedra, alvenaria, madeira ou metal e consta de três partes:base, fuste e capitel.

Partes de uma COLUNA
• BASE : Do latim base, é o ponto de ligação do fuste com o pedestal ou pavimento do edifício. Surge inicialmente como uma simples placa de pedra, consequência da necessidade de evitar que a humidade do chão danificasse as primeiras colunas de madeira.
• FUSTE: Do latim fuste (pau de madeira), é, de uma certa forma, a própria coluna (elementovertical de apoio), constituindo a sua central e maior parte e fazendo a ligação entre a base e o capitel. Pode ser composto por um só bloco (monolítico) ou segmentado pela sobreposição de diversos blocos (também designados tambores). Caso a coluna só apresente fuste, o extremo inferior deste designa-se imoscapo e o superior sumoscapo.
Tipologias de acordo com variações do fuste:
Coluna anelada(com aneis que dividem o fuste em várias faixas);
Coluna canelada (com caneluras verticais);
Coluna cóclida (de maiores dimensões, com escada em caracol no seu interior);
Coluna corolítica (decoração com espiral em forma de grinalda de flores e folhas;
Coluna de tambores (composta por blocos sobrepostos);
Coluna entrelaçada (em que 2 ou 3 fustes se entrelaçam numa mesma coluna);
Coluna estriada(com estrias verticais);
Coluna fasciculada (composta por grupo de fustes delgados adossados entre si, oposto da coluna monocilíndrica);
Coluna galbada (com convexidade, entasis);
Coluna monocilíndrica ou monolítica (composta por um único bloco, oposto da fasciculada);
Coluna monofasciculada (fuste liso composto por vários elementos agrupados na vertical)
Coluna prismática (de secçãopoligonal);
Coluna rostrada (com decoração náutica. Coluna rostral com aríetes no fuste, elementos de proa de uma galera)
Coluna rusticada (elementos cilíndricos alternam com elementos paralelepipédicos)
Coluna salomónica: (em espiral, helicoidal ou torsa)


• CAPITEL: do latim capitellum diminutivo de caput (cabeça, extremidade), faz a união entre o elemento vertical (fuste) e horizontal(arquitrave ou imposta de um arco) de características estáticas muito diferentes. Assim, o capitel não só soluciona problemas técnicos como assume, acima de tudo, um papel estético sendo normalmente a parte mais trabalhada da coluna, a parte mais característica de uma dada ordem ou estilo.Consoante o momento histórico (principalmente nas ordens clássicas) o capitel pode ainda ser subdividido nos seguinteselementos:
Astrágalo - (do grego astrágalos). Moldura em forma de filete semi-circular na zona superior após o fuste e que antecede o capitel.
Equino - (do grego echînos, ouriço). Presente no capitel da ordem dórica é um elemento em forma de almofada sob o ábaco.
Ábaco (n no esquema) - (do grego abax, quadro, mesa). Placa quadrada e espessa que remata o capitel.



COLUNAS na MesopotâmiaO sistema de construção era o arquitravado: grandes lajes de pedra, que constituíam a arquitrave, dispunham-se horizontalmente sobre os elementos de sustentação, pilares ou colunas. Em sua forma básica, esses traços arquitetônicos mantiveram-se até a decadência da civilização egípcia.
A extensão do império persa à Mesopotâmia a partir do século VI a.C. não proporcionou grandes inovaçõesarquitetônicas. As ruínas dos palácios de Persépolis e Susa revelam o conhecimento que os persas possuíam das técnicas babilônicas e egípcias e também seu domínio da coluna, do arco e da abóbada. O fato, porém, de que antes de empregar o tijolo e a pedra houvessem usado a madeira deu a suas construções maior leveza que a das civilizações precedentes.
COLUNAS no Egito
Os tipos de colunas egípcias são...
tracking img