Coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Coluna Vertebral
Introdução:

Entre as principais estruturas de sustentação existentes no corpo humano, a coluna vertebral consiste do principal órgão que se relaciona aos movimentos da vida diária e que sofre a maioria dos processos traumáticos decorrentes deste tipo de funcionabilidade além do aumento das atividades relacionadas ao trabalho e ao esporte. Devido a sua arquiteturaóssea noqual permite a transmissão das forças internas e externas como: tensão, compressão, cisalhamento e torção, a coluna está sujeita diversas patologias decorrentes destes esforços.
Trabalhadores com grande atividade e atletas que se exercitam além da tolerância Corporalsão mais atingidas, assim como trabalhos que exigem agachamento e a torção oulevantamento de objetos pesados de formarepetitiva. Ocupações como dirigir (motoristas), profissionais da área da saúde, como dentistas e cirurgiões também estão suspeitos a dor lombar, pois ocupam posições estáticas por um longo período de tempo devido suas associações articulares com os membros superiores e inferiores desencadeando dessa forma processos patológicos não apenas em locais restritos da coluna. Dentre os processos patológicos queestão crescendo na atualidade com maior freqüência encontra-se osrelacionados à coluna lombar (lombalgia).
Na população ativa metade atribui a causa da lombalgia uma atividade ou lesão relacionada ao trabalho devido adotarem posturas incorretas, ocorrendo em homens e mulheres deforma igual entre 25 e 60 anos de idade, sendo a primeira crise em torno da adolescência, o que torna a prevenção eorientação da utilização deste segmento corporal um processo fundamental importância no tratamento fisioterápico.









Principais problemas da Coluna Vertebral

• Cifose:
• Lordose:
• Hérnia do disco intervertebral:
• Artrose:
• Escoliose:

1- Hérnia de Disco
A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal.Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.
Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, a extrusão de massa discal quese projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
Os tipos de Hérnia de Disco são:
• Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.
• Extrusas: quando a base de implantaçãosobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco.
• Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

Os sintomas mais comuns são: Parestesias (formigamento) com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendotambém afetar somente as extremidade (pés ou mãos). Esses sintomas podem variar dependendo do local da acometido.
Quando a hérnia está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.
Na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região dacolona mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.
A maioria das pessoas com uma hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do...
tracking img