Coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A coluna vertebral ou coluna raquídea, faz parte do esqueleto axial, constituindo o eixo central do corpo e está situada na linha média da parte posterior do tronco.
Ela é formada por uma série de trinta e três (33) e trinta e quatro (34) pequenos ossos discóides sobrepostos chamados vértebras, separados uns dos outros por discos fibrocartilaginosos e unidos por fortes ligamentos.
Somente asvértebras sacrais e coccígeas são fundidas em peça única.
As vértebras estão distribuídas por cinco (5) regiões; a região cervical, com sete (7) vértebras, a região torácica, com doze (12) vértebras, a região lombar, com cinco (5) vértebras, a região sacral, com cinco (5) vértebras fundidas e a região coccígea com 4 vértebras fundidas.
No adulto, a coluna vertebral atinge o comprimento médio decerca de setenta e três (73) centímetros, distribuídos da seguinte forma:
- Região cervical, treze (13) cm;
- Região torácica, trinta (30) cm;
- Região lombar, dezoito (18) cm;
- Região sacral e coccígea, doze (12) cm.
A largura da haste vertebral é mais acentuada ao nível da base do sacro, medindo aproximadamente onze (11) centímetros, diminuindo na direcção do vértice do cóccix, porção maisestrita da coluna vertebral.
A coluna vertebral do adulto apresenta quatro (4) curvaturas antero-posteriores:
- Lordose cervical (concavidade posterior);
- Cifose torácica (convexidade posterior);
- Lordose lombar (concavidade posterior);
- Cifose sacral (convexidade posterior).
Segundo Tapandji (2000, p 23) relata: “os engenheiros puderam demonstrar que a resistência de uma colunavertebral que apresenta curvaturas, era proporcional ao quadrado do número de curvaturas mais um”.

Assim, a coluna que apresenta as quatro (4) curvaturas fisiológicas é dezassete (17) vezes mais resistente que uma coluna recta.
Durante a vida embrionária, a coluna vertebral apresenta apenas uma única curvatura, convexa posteriormente, em forma de “C”.
Não existem curvas lordóticas na regiãocervical e lombar da criança recém-nascida.
A lordose cervical da criança é formada pela acção dos músculos erectores cervicais, quando esta começa a sentar-se e a manter a cabeça erecta e, posteriormente, acentua-se quando levanta a cabeça para olhar para em frente enquanto gatinha.
A curva lombar inferior (lordose) desenvolve-se quando a criança começa a ficar de pé.
Até esse ponto, as articulaçõesdo quadril da criança mantêm-se flexionados a maior parte do tempo, mesmo quando esta se encontra deitada de costas raramente estende o quadril por completo.
Ao ficar de pé, o ligamento ílio femoral e o músculo íliopsoas são colocados em tensão pela primeira vez, promovendo uma anteroversão da pelve e, consequentemente, uma tracção na coluna lombar, formando assim a lordose lombar.PRINCIPAIS FUNÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL

A coluna vertebral é o eixo de sustentação do corpo, tendo de conciliar dois imperativos mecânicos contraditórios; rigidez e elasticidade.
Protege o sistema nervoso (medula espinal) e executa movimentos devido ao empilhamento das vértebras e dos discos intra-vertebrais.
Sustenta o peso da cabeça, tronco e membros superiores, servindo de apoio para a maioria dasvísceras torácico-abdominais.
Relativamente à denominação das vértebras por regiões práticas, contamo-las de cima para baixo e são nomeadas pelas suas iniciais, consoante a sua localização.
Por exemplo: (C VI) sexta vértebra cervical; (T II) segunda vértebra torácica, (L V) quinta vértebra lombar.
Apenas a primeira, segunda e sétima vértebras cervicais têm nomes específicos, respectivamente,Atlas, Áxis e Proeminente.
A coluna vertebral pode sofrer alterações angulares, são três as principais deformações:
- Cifose (hipercifose) – excessiva curvatura na região posterior (gibosidade ou corcunda;
- Lordose (hiperlordose) – exagerada curvatura na região lombar;
- Escoliose – curvaturas laterais de coluna vertebral.

AS VÉRTEBRAS

As vértebras apresentam duas partes principais;...
tracking img