Coluna vertebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Estima-se que quase 80% das pessoas sofrem com algum tipo de dor nas costas. Por isso, esse problema muitas vezes é encarado como algo corriqueiro e sem importância, Mais se considerarmos que a coluna vértebra é uma das estruturas mais nobres e fundamentais do corpo humano, fica fácil perceber que a dor nas costas é um problema extremamente serio.

A coluna vertebral dásustentação e flexibilidade ao tronco e é responsável pela proteção de grande parte do nosso sistema nervoso central, ou seja, medula espinhal, que processa e transmite as informações de movimento, como cansaço, dor e repouso para todo o corpo. Assim para manter saudável essa estrutura essencial, nada melhor do que descobrir como prevenir e tratar asdores nas costas.

A postura e os hábitos incorretos são os principais responsáveis pelos traumas na coluna, no inicio, as lesões são imperceptíveis, mas com a repetição dessas ações, inicia-se um processo de degeneração das estruturas da coluna, que causa fortes dores.

Hoje em dia é muito comum até mesmo as crianças queixarem-se de dores nascostas, em muitos casos, o problema está relacionado á má postura, e com alguns cuidados simples e mudanças no estilo de vida, é possível prevenir o aparecimento da dor e até tratá-la. Mas atenção somente um médico especializado poderá diagnosticar o problema de saúde de seu filho e dar inicio ao tratamento mais adequado.

Em primeiro lugar, é precisodescobrir a causa da dor nas costa, e para isso, alem do acompanhamento médico é importante que você observe o seu dia a dia. Muitos atribuem a dor apenas à postura incorreta, o que não é verdade. Outros costumes podem influenciar diretamente na saúde.
O estudo das patologias ortopédicas da coluna vertebral e seus testes de diagnósticos é essencial não só para a formação de um fisioterapeuta, comopara a formação de diversos profissionais da saúde. Essas doenças são muito comuns na atualidade, afetam mais da metade da população mundial e é uma das principais áreas requisitadas pelas pessoas que procuram a fisioterapia para alívio de dores, tratamento e prevenção de disfunções.

Hérnia de Disco
A hérnia de disco surge como resultado de diversos pequenos traumas na coluna que vão,com o passar do tempo, lesando as estruturas do disco intervertebral, ou pode acontecer como conseqüência de um trauma severo sobre a coluna. A hérnia de disco surge quando o núcleo do disco intervertebral migra de seu local, no centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços por onde saem as raízes nervosas, levando à compressão das raízes nervosas.

Sinais eSintomas: Dormência, formigamento e fraqueza são sintomas comuns e podem estar presentes mesmo na ausência de qualquer intensidade de dor significativa. Há aumento de dor ao tossir e no teste da elevação da perna estendida. Exercícios de flexão também aumentam a dor, ma, o de extensão, trazem alívio. Isso ocorre porque a extensão lombar faz com que o disco movimente-se anteriormente, para longe daprotrusão.
Osteofitose (bico de papagaio)
A adoção de posturas erradas leva, ao longo do tempo, a lesões das articulações vertebrais. A osteofitose aparece decorrente da protrusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral, dando origem à formação de osteofitos cujos efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, causando a aproximação das vértebras, comprimindoa raiz nervosa e causando dores.



PRINCIPAIS PATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL

Hérnia de Disco e Degeneração Discal
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco. Essa parcela da população sofre com a falta de informação sobre essa patologia e acaba submetendo-se a tratamentos nem sempre...
tracking img