…“Noite do dia 15 de janeiro de 1926. A 7 km de Crateús acampava o 2º Destacamento da Coluna Prestes. Hoje, pela nova linha asfáltica, esta distância medeia entre 9 a l0km. O registro do Batalhão João Alberto, (os Revoltosos) acampando na Fazenda Pastos Bons, é confirmado não só pelo veredicto do povo, mas também pela tradição oficial escrita”.
“Na tarde daquele dia de grande expectativa para Crateús, aparecera pelas ruas da cidade a figura singular de um “mendigo” vestido em trapos. Era um“aleijado”. Andando com dificuldade e sempre capenga, o infeliz mendigo palmilhava as ruas de Crateús, semi-curvado. Seu estado físico era de comiseração. Trôpego, denotava uma grande e lamentável fraqueza. Sucede, porém, que a presença daquele aleijado estranho – num dia de apreensões em virtude da iminente vinda dos Revoltosos – levantara suspeitas na cidade. “Estou desconfiado de um certo aleijado que apareceu no Riacho do Mato”. “Aquele aleijado me deixou desconfiado”. O relato acima é doescritor Padre Geraldo de Oliveira Lima em seu Livro A Marcha da Coluna Prestes através do Ceará.
Prossegue o padre: “Como optamos por conservar a ordem cronológica dos acontecimentos – ingente tarefa – lembramos ao leitor que, esta cena do “mendigo”, nos arredores e dentro de Crateús, acontecera mesmo antes do grosso do Destacamento João Alberto chegar à fazenda Pastos Bons, vizinha a Crateús. Assim sendo, quando os Revoltosos acamparam em Pastos Bons, estes fatos relativos ao “deficiente físico”,de que ora nos ocupamos, já haviam ocorrido e, conseqüentemente, João Alberto logo soube de tudo o que se passava dentro de Crateús através de seu espião, falso mendigo”.
Prossegue o autor: “Domingo. Dia em que o “deficiente físico” perambulava por Crateús. Passando perto da praça da igreja, o “mendigo” segue pela rua Dr. João Tomé e bate à porta da casa 290. É atendido pela dona de casa, dona Isabel Bonfim Leitão. Esta oferece ao pedinte café e bolo. Mas notara dona Isabel que o [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Coluna prestes - passagem por crateús ce. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Coluna-Prestes-Passagem-Por-Crate%C3%BAs/868373.html

MLA

"Coluna prestes - passagem por crateús ce" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Coluna-Prestes-Passagem-Por-Crate%C3%BAs/868373.html>.

MLA 7

"Coluna prestes - passagem por crateús ce." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Coluna-Prestes-Passagem-Por-Crate%C3%BAs/868373.html>.

CHICAGO

"Coluna prestes - passagem por crateús ce." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Coluna-Prestes-Passagem-Por-Crate%C3%BAs/868373.html.