Coluna de trajano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Sabemos que os primeiros exemplos de uma arte verdadeiramente romana encontram-se precisamente na arquitectura, trata-se da arte que melhor documenta o génio inventivo presente no império romano e melhor explica a sua evolução histórico-social.
Pragmática e funcional, a arquitectura romana preocupou-se essencialmente com a resolução dos aspectos práticos e técnicos da arte deconstruir, respondendo com soluções criativas e inovadoras às crescentes necessidades demográficas, económicas, políticas e culturais da cidade e do império.
A arquitectura romana caracterizava-se pela sua utilidade e grandeza, solidez, poder e força, características que se expressavam através de uma grande variedade dos materiais utilizados, da criação de novos sistemas construtivos, desenvolvimentodas técnicas e dos instrumentos de engenharia e pelo uso de um grande número de personagens nas suas decorações também conhecido como “barroquismo”.
O espírito histórico e triunfalista dos romanos levou-os a edificar construções com o fim exclusivo de assinalar, pela sua presença evocativa, as façanhas militares ou políticas dos grandes oficiais e dos imperadores. Estão neste caso as colunashonoríficas e os arcos de triunfo, invenção romana que a arte europeia do século XVIII haveria de ressuscitar (2 e 3).



Quem foi Marco Ulpio Trajano
(18 de Setembro de 53 d.C— 9 de Agosto de 117 d.C)


Nascido na distante província espanhola Bética, actual Andaluzia, foi o primeiro imperador que não era natural de Roma.
Foi o imperador sob o qual o Império Romano atingiu a sua máximaextensão territorial.
Descendente de uma família nobre, filho de um conceituado militar do qual herdou o mesmo nome, um profundo conhecedor da legião romana, que desde logo lhe incutiu a disciplina militar e, sobretudo o amor a Roma. Concluiu a formação militar com o seu pai o qual acompanhou em várias campanhas na Síria e Ásia, na época de Vespasiano.
Comandou uma legião na Hispânia e participounas campanhas na Germânia, nas quais alcançou grande prestígio.
Em 91 d.C, foi nomeado cônsul governador da Germânia Superior por Dominicano. O Imperador Nerva sem qualquer descendente, adoptou-o como seu sucessor, escolhendo assim um dos mais distintos generais de Roma, Marco Ulpio Trajano, como futuro líder da nação Romana. O que viria a acontecer em 98 d.C, com a morte do Imperador Nerva.
ComTrajano, Roma estava no caminho para uma nova realidade, onde a participação do cidadão romano nos altos escalões do império, passou a ser bem mais abrangente.
Além disso, realizou novos projectos arquitectónicos e reformas na educação e na agricultura, sempre com o intuito de facilitar a romanização e melhorar as condições de vida dos cidadãos.
O eficiente administrador reorganizou o império,com apoio decisivo do senado, que lhe concedeu o título excepcional de “Optimus Princeps”(2,3,4 e 5).



A Coluna de Trajano


Os despojos das guerras dácias serviram para pagar as primeiras obras públicas monumentais de Trajano. Em Roma foi construído o maior de todos os fóruns obra do seu arquitecto Apolodoro de Damasco.
Neste fórum o espaço central era ocupado por uma grande praça ondeo elemento principal era uma estátua equestre do imperador, hoje perdida. Na frente da praça erguia-se a Basílica de Ulpio, um edifício administrativo monumental.
Na parte posterior da Basílica erguia-se um dos emblemas de toda a arte romana a Coluna de Trajano.
A coluna encontrava-se no centro de um pátio, delimitado a Sul pela Basílica Ulpio, a Este e Oeste pelas bibliotecas e a Norte porum muro e, mais tarde, por uma colunata de acesso à área onde se situava o templo de Divus Traianus.
Esta foi completada em 113 d.C, nela estão narradas as guerras dácias ( 101-102, 105-106 d.C). Com 3,68 metros de diâmetro e 39,8 metros de altura, podiam-se contemplar todos os detalhes das suas cenas apartir dos edifícios circundantes.
A Coluna de Trajano pertence à tipologia da arquitectura...
tracking img