Coluna da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENHO ANÔNIMO
(sexta-feira - 10 de agosto de 2001)

Os imigrantes que vieram para o Rio Grande do Sul (inicialmente as levas do início do século XIX, logo após a Independência do Brasil, porinfluência direta da Imperatriz Dna. Leopoldina; e posteriormente no contexto das políticas de colonização do final do século XIX, estimuladas pela necessidade de nova mão de obra que substituísse aforça da escravidão, em vias de se extinguir) portavam a herança de um conhecimento secular, desde as suas terras de origem.

Após a vinda dos açorianos (de origem portuguesa) que formaram os primeirosnúcleos urbanos junto ao litoral gaúcho e sobre as planícies irrigadas mais acessíveis da região, os primeiros imigrantes ao Sul foram os alemães, provenientes das áreas mais urbanas próximas à Áustria,seguidos pela chegada de novos grupos procedentes das regiões rurais do vale do Reno. Estes imigrantes de origem prussiana, bávara e austríaca ocuparam regiões dos vales dos rios dos Sinos, Caí e asprimeiras encostas das regiões serranas gaúchas. Dentro deste cenário logo incluíram-se as imigrações italianas a quem foram destinadas as escarpadas e úmidas regiões da serra, em meados e final doséculo XIX.

Eles trouxeram algumas poucas ferramentas e outros tantos objetos de uso doméstico, uma férrea vontade de trabalhar e a ambição de crescer integrando-se ao novo mundo (ambiente que, emcertos momentos, mostrou-se-lhes áspero, preconceituoso e até mesmo hostil) onde havia a necessidade de muita coisa e, literalmente tudo a fazer.

Foram imigrantes pobres, de pouquissimas posses, comcarências culturais significativas, crenças religiosas diferenciadas, falando e escrevendo em idiomas estranhos e que chegavam identificados como mão de obra barata. Isso foi motivo de inúmeros egraves conflitos nas regiões em que se instalaram, com habitantes anteriormente ali localizados, com seus preconceitos e hábitos arraigados; e pelo choque cultural inevitável que atingiu a todos e...
tracking img