COLORIMETRIA CROMATOGRAFIA EM CAMADA FINA

948 palavras 4 páginas
1. OBJETIVO

Produção de Hidrogênio. Utilização de Hidrogênio para determinar a massa molar do Magnésio .

2. INTRODUÇÃO

Amadeo Avogadro propôs, em 1811, que sob condições de temperatura e pressão constantes, volumes iguais de gases contêm números iguais de moléculas, que ficou conhecido como princípio de Avogadro. Uma vez que números iguais de moléculas significam igual quantidade de matéria, a quantidade de matéria n, de qualquer gás, está relacionada diretamente com o seu volume. A partir do princípio de Avogadro, espera-se que 1 mol de qualquer gás ocupe o mesmo volume a uma dada temperatura e pressão. A combinação das relações de volume, pressão e temperatura que um gás ideal obedece (leis de Boyle, Charles e Avogadro) resulta na expressão matemática conhecida como equação de estado dos gases ideais (ATKINS, 2006):
PV = nRT
Aproximando-se as condições de temperatura e pressão de modo que permitam tratar um gás como ideal, pode-se através das medidas de temperatura, pressão e volume determinar a quantidade de gás, aplicando a equação de estado do gás ideal. Assim, se numa reação um dos produtos é um gás, com comportamento de gás ideal, tem-se como determinar a quantidade de gás produzido. Conhecendo a estequiometria da reação pode-se determinar a quantidade das outras substâncias que participaram da reação (CÉSAR, 2006).
Neste experimento, o metal reage com ácido clorídrico para produzir hidrogênio gasoso. O processo pode também ser classificado como uma reação de oxirredução: o metal é oxidado a um íon carregado positivamente, e o H+ é reduzido a H2. O volume de hidrogênio gasoso produzido na reação será medido quando da adição de uma massa conhecida do metal a um excesso de HCl.
Objetivou-se determinar a massa molar de metais que reagem com ácido clorídrico aplicando os conhecimentos de estequiometria de reações químicas, bem como trabalhar com a lei de Dalton das pressões parciais e a equação de estado do gás ideal.

3. MATERIAIS E

Relacionados