COLONOS E ÍNDIOS NO MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA, SANTA CATARINA: ENCONTROS MARCADOS POR DESENCONTROS

2117 palavras 9 páginas
COLONOS E ÍNDIOS NO MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA, SANTA CATARINA: encontros MARCADOS POR desencontRos1

luize ricken turazzi2

RESUMO

O encontro dos colonos com os índios no município de Rio Fortuna, Santa Catarina, ocorreu de forma agressiva e mortal. Índios procurando lutar pelo local onde já residiam e colonos vindos da Alemanha procurando por terras onde pudessem se estabelecer após sua vinda sofrida da terra-natal. Ataques e represálias que resultaram em mortes dos dois lados. O que se vê é uma tentativa de preservação de território entre as duas partes, as que pertenciam aos índios e as terras prometidas aos colonos. Mediante uso de um estudo em livros, foram levantadas e sistematizadas várias informações que nos auxiliaram a escrever este trabalho. Assim, este artigo tem como objetivo principal abordar e informar, de acordo com a história oral, como ocorreu este encontro, objetivando elucidar os motivos para tais ataques.

PALAVRAS-CHAVE: Bugreiro. Índio. Rio Fortuna. Colonos. Colonização alemã.

1 INTRODUÇÃO

Santa Catarina foi a região escolhida pelos colonos alemães. Em meados do século XIX, Joinville e Blumenau, receberam muitos imigrantes, sendo que o perfil dos mesmos era de pequeno produtor rural, normalmente famílias numerosas, católicos e protestantes e valorizavam muito a educação.
No estado, muitos estranhavam o clima, que diferentemente da Alemanha, onde o frio prevalecia, aqui, no sul brasileiro, o clima subtropical era marcante com suas estações bem claras, muito calor no verão, o que para os colonizadores era estranho, devastador. No inverno o frio reinante era normal para eles.
No Brasil, os imigrantes deparavam-se com florestas imensas. Começavam então o desmatamento para então construírem suas casas e as roças. Normalmente vinham primeiramente os pais e filhos mais velhos, para somente depois destes, uma vez estabelecidos, receberem suas esposas e filhos menores. “Abandonados desde o início, os imigrantes

Relacionados