colonizaçãoda america

762 palavras 4 páginas
A colonização na América Portuguesa
 Para Organizar
1- Qual a maior importância do Brasil no contexto do império português durante as primeiras décadas do século XVI?

R: Foi importante pois foi quando a exploração do pau-brasil começou, a primeira exploração extrativista em solo brasileiro, o Brasil tinha várias coisas que interessava os Portugueses, como riquezas naturais e como materiais.

2- É possível afirmar que o regime de capitanias hereditárias e o sistema de sesmarias eram sinônimos? Justifique.

R: Sim, pois ambos os sistemas foram impulsos feitos pela metrópole portuguesa a fim de colonizar o novo país descoberto, doando terras para quem quisesse ir.

3- Quais os objetivos da coroa portuguesa ao criar o Governo-Geral no Brasil, em 1548?

R: A coroa portuguesa decidiu implantar o governo geral no Brasil devido ao fracasso das Capitanias Hereditárias e para defender melhor o Brasil dos constantes ataques piratas. Com a instituição do Governo Geral, o poder no Brasil ficava mais centralizado. Porém, o governador geral era sempre subordinado às decisões do Rei.

4- Compare as duas experiências de colonização francesa no Brasil, localizando-as no tempo e no espaço.

R: No século XVI, mais especificamente em 1555, quando os portugueses haviam ocupado esparsamente a Terra de Santa Cruz, foi registrada a primeira tentativa de colonização francesa no Brasil.Aproveitando a menor intensidade de navios lusitanos patrulhando as zonas costeiras das províncias mais ao sul do Brasil, um grupo de calvinistas franceses fundou a chamada França Antártica, na baia do Guanabara, em 1555, uma experiência que durou até 1567.

Em um período em que o domínio católico havia se sobreposto às tentativas protestantes de assumir o poder na França, companhias de comercio financiaram ataques esporádicos ao Rio de Janeiro e tentaram estabelecer uma base avançada em Cabo Frio. Fracassando no sul, desta vez com o apoio do Estado, os franceses iniciaram um projeto de

Relacionados

  • Baschet
    320 palavras | 2 páginas
  • Economia do Desenvolvimento Comparado - Estados Unidos
    12757 palavras | 52 páginas