Colonização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Para entender o caráter da colonização brasileira é preciso conhecer as circunstancias que a determinam. A expansão marítima dos países da Europa no séc. XIV, estava a mercê de uma verdadeira revolução na arte de navegar e nos meios de transportes por mar e o primeiro reflexo desta transformação foi deslocar a primazia comercial dos territórios centrais do continente paraaqueles que formam a sua fachada oceânica.

Deste novo equilíbrio derivará, não só todo um novo sistema de relações internas do continente como, nas suas consequências mais afastadas, a expansão europeia ultramarina. O pioneiro nesta nova etapa será Portugal, o melhor situado, geograficamente, no extremo desta península que avança pelo mar. Eles buscarão a costa ocidental da África,traficando aí com os mouros que dominavam as populações indígenas, isso na primeira metade do séc. XV. Lá por meados deles, começa a desenhar um novo plano mais amplo que seria atingir o Oriente contornando a África, buscando uma rota própria para as Índias das preciosas especiarias.

Atrás dos portugueses lançavam-se os espanhóis, seguidos depois pelos países peninsulares, os franceses,ingleses, holandeses, até dinamarqueses e suecos. A grande navegação oceânica estava aberta, e todos procuravam tirar partido dela. A empresa colonial a qual se dedicaram os países da Europa a partir do séc. XV não tem outro caráter a não ser a exploração da costa africana, o desenvolvimento e a colonização das Ilhas pelos portugueses, o roteiro das Índias, o descobrimento da América, a ocupação ea exploração de seus vários setores.

Inicialmente nenhum desses países tem interesse em povoar, e sim o que interessa é o comercio, sendo assim demonstraram um relativo desprezo por territórios primitivos e vazios que formam a América; e inversamente, o prestigio do Oriente, onde não faltava objeto para atividades mercantis. A ideia de ocupar com povoamento efetivo só surgiu comocontingência, necessidade imposta por circunstancias novas e imprevistas. Alias nenhum povo da Europa tinha condições de suportar sangrias na sua população, que ainda não se refizera de todo das tremendas devastações causadas pela peste que assolara o continente nos séc. XIV e XV.

Devido a essas condições colonização era entendida como o estabelecimento de feitorias comerciais, e isso nãose aplicava a América, pois era um território primitivo, habitado por rala população indígena incapaz de fornecer qualquer coisa aproveitável, sendo assim se fazia necessário ampliar as bases da colonização e criar um povoamento capaz de abastecer e manter as feitorias que se fundassem, e organizar a produção dos gêneros que interessavam seu comercio. Surgindo daí a ideia de povoar.Inicialmente os colonizadores irão buscar somente produtos espontâneos, extrativos. Sendo ainda quase um antigo sistema de feitorias puramente comerciais, serão extraídas as madeiras de construção e de tinturarias, na maior parte deles; também as peles de animais e a pesca. Viria depois, em substituição, uma base econômica mais estável e mais ampla: seria a agricultura.

A colonização dostrópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comercio europeu. Sendo esse o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; e ele explicará os elementos fundamentais, tanto no social como noeconômico, da formação e evolução histórica dos trópicos americanos. Segundo Caio Prado Júnior, “Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde, ouro e diamante; depois algodão, e em seguida café, para o comercio europeu. Nada mais que isto” (JÚNIOR, 2006, p. 23). É com tal objetivo que se organizarão a...
tracking img