Colonização do paraná

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colonização Do Paraná
Colonização do Paraná começou no século XVI

Segundo consta em livros e publicações especializadas, as primeiras movimentações de colonizadores no Estado tiveram início noséculo XVI, quando diversas expedições estrangeiras percorreram a região à procura de madeira de lei.

No século seguinte, portugueses e paulistas começaram a ocupar a região, a partir da descoberta deouro e a procura de índios para o trabalho escravo. A mineração foi deixada em segundo plano pelos colonizadores, que se dirigiam em maior número para Minas Gerais. Até o século XVIII, existiamapenas duas vilas na região - Curitiba e Paranaguá - e, que eram pontos de parada dos garimpeiros e posteriormente dos viajantes que trabalhavam com gado, os chamados “tropeiros”.

De acordo com oslivros, partindo do Rio Grande do Sul, os tropeiros faziam um longo percurso em direção a São Paulo e às demais regiões do país. A viagem era lenta e marcada por paradas nos pousos que acabaramtransformando-se em prósperas cidades. A cada pouso, as cidades foram crescendo e se desenvolvendo com o passar dos anos.

A caminhada dos tropeiros era favorecida pela topografia e baixa vegetação do Estado,facilitando o deslocamento. Foi assim que surgiu grande parte das cidades do Paraná. Entre elas, Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Porto Amazonas, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul,Jaguariaíva e Sengés.

O tropeirismo foi um ciclo que aconteceu entre os séculos XVIII e XIX e que marcou profundamente a história, a tradição e os costumes do homem paranaense. Os costumes tropeirosafetaram diretamente na evolução do povo do Estado, no vocabulário, na culinária, entre outros.

Segundo a historiadora e professora da UFPR, Cecília Maria Westphalen, a época dos tropeiros marca umacaracterística dos paranaenses. “O desenvolvimento da população e, principalmente, das cidades, que eram pontos de descanso, se deve aos tropeiros.

A constante movimentação nessas localidades foi...
tracking img