Colonização da américa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colonização da América, parecer geral de como tudo começou:
A princípio donos do Oceano Atlântico, portugueses e espanhóis dividiram o Novo Mundo entre si. Os ingleses contestavam a validade do Tratado de Tordesilhas e praticavam pirataria oficial como corsários. Por muitos anos o saque de riquezas dos galeões espanhois foi mais tentador que o esforço sistemátio da colonização.
A Inglaterraresolveu, não concentra-se apenas no roubo de navios, encarregou Jonh Cabot de explorar a América do Norte em busca de riquezas.
A América cada vez mais passava a ser vista como um lugar de muitos recursos. Comerciantes e aventureiros, a Coroa Iinglesa e pessoas comuns nas Ilhas Britânicas agitavam-se com essas notícias. A ideia da exploração foi se tornando uma necessidade aos súditos dos Tudor.Em meados de 1584, 1585 e 1586 a rainha Elisabeth I concedeu permissão a sir Walter Raleith para que iniciasse a colonização da América e as expedições partiram para as terras que Walter batizou de Virgínia, em homenagem a Elizabeth, a rainha virgem.
A aventura de sir Walter, no entanto, fracassou. Os ataques indígenas aos colonizadores, a fome e as doenças minaram a experiencia inicial daInglaterra, dizem que o Novo Mundo tragou seus debutantes ingleses pois quando reforços chegaram para ajudar a colônia, nada encontraram.
No início do século XVII Inglaterra reviveu o impulso colonizador e a coroa entrega a missão de colonizar o Novo Mundo às companhias de Londres e a de Plymouth.
As companhias foram organizadas por comerciantes e apresentavam todas as características de empresascapitalistas.
Essa companhias não estabeleceram práticas para conversão dos índios ao cristianismo. A atitude diante dos índios nessa fase inicial foi praticamente a mesma ao longo de toda colonização inglesa na América do Norte, um permanente repúdio à integração do índio.
As companhias não duraram muito, suas licenças foram caçadas por conta de dívidas.
Apesar dos fracassos, a colonização tinhaganhado um impulso que não cessaria. As dificuldades foram imensas. Só para ter uma ideia de quantos obstáculos existiam, 144 colonos tinham partido para fundação de Jamestown. Apenas 105 desembarcaram e, passados alguns meses, a fome mataria outra parcela importante dessa comunidade.
A situação dos índios após a colonização
Diversas tribos nativas viviam na região que atualmente constitui osEstados Unidos muito tempo antes da chegada dos primeiros europeus, havia uma váriedade enorme nessas tribos: só em línguas diferentes encontravam-se mais de 300. Alguns índios deram nome a geografia dos EUA como Dakota, Delaware, Massachusetts. Por toda a América a história dessas tribos seriam profundamente modificada pelos europeus. Com a chegada dos primeiros navegadores e exploradores foramtrazidos para população indígena várias doenças como sarampo e a gripe que causaram milhares de vítimas o que lhes causou revolta e repulsa dos navegadores europeus.
As opiniões dos colonos sobre os indígenas variavam, mas foram quase sempre negativas. Um dos mais antigos relatos sobre eles, de 1628, de autoria de Jonas Michaélius, mostra bem isso:
“Quanto aos nativos deste país, encontro-ostotalmente selvagens e primitivos, alheios a toda decência; mais ainda, incivilizados e estúpidos, como estacas de jardim, espertos em todas as perversidades e ímpios, homens endemoniados que não servem a ninguém senão ao diabo [...]. É difícil dizer como se pede guiar a esta gente o verdadeiro conhecimento de Deus e de seu mediador Jesus Cristo.”
O preconceito, como mostrado no documento, não foi oúnico dano que os ingleses causaram aos índios. A imigração européia havia introduzido na América do norte doenças para as quais os nativos não tinham defesa, o sarampo por exemplo matou milhares de indígenas.
Os índios foram expulsos de suas terras pelos peregrinos e chegaram até serem escravizados, alguns colonos vendiam índios como escravos.
Quem veio para a América do Norte?
O processo de...
tracking img