Colonização da américa portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1610 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colonização da América Portuguesa
Etec Santa Isabel
História
Professor Wilson

Colonização da América Portuguesa

Igor de Souza
nº 13
2º B

Santa Isabel, 23 de Outubro de 2011

Sumário

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

Período Pré-Colonial: (1500-1530) 5
Período Colonial: (1530-1822) 5
Capitanias Hereditárias 5
Governo Geral 5
Economia colonial 6
A Mão-de-obra6
Expansão Territorial 7
Questões 8
Respostas 9
Conclusão 10
Referências 11

Introdução

Os problemas econômicos pelos quais Portugal passava na década de 1500 obrigaram-na a buscar novas alternativas para continuar com sua mordomia, entre elas a efetiva ocupação da colônia americana. Essa nova realidade não era simples, pois implicava povoar a colônia, gerar atividade econômicasistemática e rentável, e, por fim, estruturar e assumir a administração colonial. Para criar toda essa estrutura na colônia da América, era preciso disponibilizar recursos financeiros, financiar povoamento, mão-de-obra e assim por diante. O primeiro e mais importante passo nesse sentido foi dado com a implantação e o desenvolvimento da produção da cana-de-açúcar. Sua adaptação nas terras coloniais esua rentabilidade no mercado europeu propiciaram o sucesso do empreendimento colonial na América portuguesa.

Período Pré-Colonial: (1500-1530)

Nos trinta primeiros anos da chegada dos portugueses ao Brasil, o governo português não tomou medidas que visavam a colonização do Brasil. Nesse período, o interesse econômico da metrópole portuguesa estava voltada para o comercio de especiarias nasÍndias, e para a exploração da costa africana ( ilhas de Açores, Cabo Verde e Madeira). No entanto, Portugal enviava ao Brasil, expedições de Reconhecimento, que tinham como principal objetivo buscar riquezas no território brasileiro. Umas das riquezas encontradas no litoral, na Mata Atlântica, foi o pau-brasil, que era utilizado principalmente para pintar tecidos, pois dele era extraída a corvermelha.
No entanto, Portugal se deparou com as invasões dos franceses que vinham ao Brasil roubar o pau-brasil. Na tentativa de solucionar o problema, o governo português enviou as expedições Guarda-Costas que tinham a função de vigiar o literal e evitar o contrabando do pau-brasil.
Em 1530, o governo português interessado em combater as invasões estrangeiras, e já que o comércio com o orientenão era mais tão lucrativo, Portugal enviou a primeira expedição de colonização, sob a chefia de Martim Afonso de Sousa, para iniciar a colonização do Brasil.

Período Colonial: (1530-1822)

Capitanias Hereditárias
Para colonizar o Brasil, o governo metropolitano implantou o primeiro sistema administrativo na colônia; as Capitanias Hereditárias ou Donatárias.
O Brasil foi dividido em 14capitanias, e estas foram doadas a elementos da nobreza portuguesa. Neste sistema administrativo, o poder era descentralizado e funcionava baseado em dois documentos: a Carta de Doação e o Foral (documento no qual constava os direitos e deveres dos donatários).
Somente São Vicente e o Pernambuco prosperaram. O sucesso do Pernambuco estava relacionado a produção e exportação do açúcar.
Governo GeralCom o fracasso das Capitanias hereditárias, o governo português resolveu implantar na colônia o Governo Geral, que tinha como objetivo fazer a centralização e continuar a colonização.
1º. Tomé de Sousa. Primeiro governador geral do Brasil. Para promover a centralização construiu a primeira capital do Brasil; a cidade de Salvador. Além disso, o seu governo foi marcado pela instalação do primeiroBispado na Colônia. Dessa maneira, nascia uma aliança entre a Igreja e o Estado no processo da colonização do Brasil.
2º. Duarte da Costa. Foi no seu governo, que os franceses instalaram no Rio de Janeiro a sua colônia, França Antártica. Os franceses invadiram o Brasil, pois fugiam das guerras religiosas (católicos contra protestantes) ocorridas em seu país.
3º. Mem de Sá. No seu governo...
tracking img