Colonização Africana

Dissertação

1. Formato
Para que o leitor acompanhe e entenda, o texto dissertativo o autor deve ordenar as ideias, sem embaraços, com raciocínio objetivo. Portanto é importante um plano, noqual se deve definir com clareza o que se vai dissertar, pensando aonde se quer chegar e a quem o texto é dirigido.
Em média a dissertação tem quatro parágrafos, formados por um de introdução, dois dedesenvolvimento e um de conclusão. Isso varia de acordo com o que é tratado e, o tipo e a quantidade de argumentos.

2. Partes
Tradicionalmente, a dissertação é dividida em três partes:introdução, desenvolvimento e conclusão. Com esse formato o autor fica mais seguro para expor uma ideia, pois basta fazer o seguinte esquema:
Introdução: parte do texto dissertativo em que se apresenta,brevemente, o assunto sobre o qual se vai discorrer e os argumentos. Tema + pois + argumentos.
Desenvolvimento: parte em que são apresentados os argumentos favoráveis e contrários, ou causa econsequência. Nesta parte se envolverão as ideias, se debaterá o assunto, se argumentará contra ou a favor, de modo que fique bem clara, para o leitor, a posição do autor.
Conclusão: parte final do texto,fechamento. Nela o autor reafirmara o tema e adicionará uma observação final.




3. Argumentos
A argumentação fica no desenvolvimento do texto dissertativo. É no desenvolvimento que vão serapresentados os argumentos favoráveis, contrários, desfavoráveis, causas, consequências e comparações. Com os argumentos o autor pode debater melhor o tema, apontando seu ponto de vista e de outraspessoas.

a. Favoráveis
Os argumentos favoráveis apontam pontos positivos, ou seja, defendem positivamente o tema. É com eles que o autor vai expressar os pontos positivos.

b. Contrários
Semprehá alguém que tenha uma ideia contraria à do autor, e para que haja um debate, é preciso que essa opinião também seja expressa. As argumentos contrários podem ser a favor ou contra ao tema...